Leituras edificantes

por Luciana Cecílio Seidl

 

Quando comecei a frequentar a Doutrina Espírita me deparei com muitos termos novos, palavras que não estava habituada a ouvir e nem falar, algumas até conseguiria entender pelo contexto da conversa ou de uma palestra, e outras eu precisava pesquisar para compreender melhor o seu verdadeiro significado. Muitos desses termos eu já comecei a usar desde o início, outros levei certo tempo para conseguir empregá-los com significância no meu dia a dia.

E um desses vocábulos que eu ouvia e imaginava que conseguiria interpretar e entender com seu verdadeiro significado era “leitura edificante”. Num primeiro momento achava que eram apenas as leituras das obras de Allan Kardec, depois fui conhecendo outras obras, como as de Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângelis e tantos outros autores, e adicionei na minha pequena lista de leituras construtivas. E conforme eu as lia, amava cada vez mais esse tipo de leitura que só agregava ensinamentos positivos para o meu Espírito, grandes aprendizados para a minha caminhada evolutiva.

Porém, na minha percepção, achava que era algo muito limitado, como obras que traziam conteúdo de mediunidade, ou sobre o Plano Espiritual, mas com o tempo fui percebendo que todas essas obras mencionadas são de extrema importância e são leituras edificantes, com seu verdadeiro significado, e que até os dias atuais são obrigatórias no meu dia a dia. E agreguei essas e mais outras à minha lista, leituras que não eram rotuladas como edificantes, mas que possam tocar-me e chegar no meu ser e trazer-me um autoconhecimento profundo.

Quando você termina aquele livro, sem ser considerado um livro espírita, mas aquele livro que o toca quando você fecha o livro, e pensa em como trouxe um enorme aprendizado, uma reflexão tão benéfica para a sua caminhada… Não necessariamente algo que você realmente já assimilou e aplicou em sua vida, mas o início do borbulhar de pensamentos, o começo de um grande passo no caminho da evolução, aquele frio na barriga de quando você é tocado por algo inédito. O início de uma transformação de tudo o que está por vir.

Esses livros eu não pensava que poderiam ser leituras edificantes. Até mesmo uma pequena frase de um autor desconhecido, ou uma frase de um amigo que você leu numa rede social, elas também podem ser leituras edificantes, elas também podem modificar o seu dia. E como dizer que uma frase sincera de bom dia não é uma leitura edificante? Essa frase pode acalentar seu espírito da mesma forma, enchendo seu ser de amor e esperança.

Portanto, uma leitura edificante não é apenas uma leitura das obras de Allan Kardec, com certeza vamos continuar lendo-o incessantemente, porém, tenho a compreensão de que isso pode ir muito mais além.

A partir de hoje, leio com outros olhos, com outras perspectivas, abro a minha mente e tento absorver os bons ensinamentos em todas as leituras, tornando-as edificantes!

Luciana Cecílio Seidl é voluntária no Centro Espírita Batuíra.

A Autora assume inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria.
Sua opinião não necessariamente expressa a visão do CENTRO ESPÍRITA BATUÍRA.
Leituras edificantes
Compartilhe o espiritismo!

4 ideias sobre “Leituras edificantes

  • 5 de setembro de 2021 em 16:07
    Permalink

    Otima abordagem Lu! Deve esclarecer muitos a respeito de leitura que edifica, constrói, mobiliza e faz refletir…😘

    Resposta
  • 5 de setembro de 2021 em 16:17
    Permalink

    Otimo texto Luciana. Aquilo que edifica é tudo que de alguma forma nos toca e abre o caminho para melhor compreensão da vida e de nos mesmos.

    Resposta
  • 5 de setembro de 2021 em 16:37
    Permalink

    Excelente percepção Luciana, o aprendizado está nas ideias que ampliam nossos horizontes e nos tornam mais lúcidos diante da vida. Muito bom!

    Resposta
    • 6 de setembro de 2021 em 13:29
      Permalink

      Ótima reflexão Lu, a boa leitura nos faz questionar, buscar respostas e assim vamos nos conhecendo.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *