A impessoalidade no Mundo Moderno e o Espiritismo
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, espero que estejam todos bem.
Hoje trago uma reflexão que há muito tempo me preocupa e incomoda: a impessoalidade gerada pelos meios de comunicação do mundo moderno.
Sim meus caros, é uma impessoalidade cada dia mais presente em nossas vidas, que vem tomando proporções gigantescas desde o final da década passada, particularmente dentro de nossos próprios lares.
É muito comum em uma casa um ente estar no quarto, outro na cozinha e outro na sala com seus aparelhos celulares conectados “on line”, conversando digitalmente o tempo todo como se estivessem à quilômetros de distância, quando na verdade estão a apenas a dez passos ou menos de distância para conversar pessoalmente…
Chegamos a ter situações em que famílias ou grupos de amigos trocam a oportunidade de dialogar e interagir pessoalmente e ficam imersos e presos a um mundo digital oferecido através de seus aparelhos celulares, tornando-se verdadeiros estranhos sentados lado a lado, sem conversar pessoalmente uns com os outros.
Estamos cada vez mais fechados em nossas “redomas digitais”, sendo bombardeados a todo momento por informações advindas de qualquer fonte, sem critérios de racionalidade ou veracidade para sua divulgação, na maioria das vezes impróprias ou irrelevantes. Criamos uma cultura de discutir e achar que temos o conhecimento e as respostas para tudo imediatamente, muitas vezes gerando verdadeiras guerras digitais entre familiares, amigos e colegas, disseminando um ódio generalizado sem saber o seu porquê?
E quando nos deparamos com a verdadeira velocidade da realidade material, nossa consciência nos mostra a irrelevância das egoístas decisões e discussões a que nos submetemos, gerando um arrependimento que na maior parte das vezes nos frustra… trata-se de uma situação mundial, onde, o Brasil é classificado como o primeiro colocado no ranking da ansiedade e quinto colocado em depressão para as gerações mais jovens, gerada principalmente pela velocidade das informações e discussões que ocorrem através dos meios de comunicação e nas redes sociais.
A reflexão que deixo é o quanto nós, como Espíritas, estamos realmente preparados entender e contribuir para mudar esta situação.
As Obras da Codificação deixadas por Kardec nos ensinaram que o Espiritismo é uma Doutrina Dinâmica e sempre atualizada, tendo como base o ensinamento de amor e do respeito pelo próximo como a ti mesmo, mas principalmente, para nos ensinar a aprender com o exercício da tolerância e do respeito mútuo.
Sim, a tecnologia é importantíssima e fundamental para nosso desenvolvimento social. Vamos usá-la como aliada para divulgar os ensinamentos do Cristo. Se nosso amado Planeta Terra está passando da fase de provas e expiações para um Mundo de Regeneração, vamos divulgar o Amor para fazer um Mundo Melhor, sendo menos impessoais e egoístas, para estarmos mais presentes em nossas vidas.
Abraços, muita Paz e Luz
Danilo Kostenko é voluntário na União Espirita Sorocabana
Essa é uma triste realidade, infelizmente. No entanto, acredito quê mesmo lentamente o despertar está em curso. Em breve todos nós conseguiremos entender de forma clara e ampla os ensinamentos do Cristo, é só uma questão de tempo.
Excelente reflexões!
Obrigada Danilo
Olá, meu irmão!
Suas observações nos auxiliam na conscientização desta realidade e, claro,nos estimulam a, no pequeno ou grande universo de nossas ações, incentivarmos o diálogo nas relações interpessoais como caminho seguro para aproximação dos corações no exercício do amor fraternal.
Obrigado.