Amai-vos e Instruí-vos

Essa é uma passagem reflexiva na visão espirita que nos lembra da importância da aprendizagem continuada. Seja qual for o aspecto da vida em questão, estamos sempre buscando conhecimento: entender, compreender nosso passado para viver o presente (pelo menos assim é a teoria).

Essa frase convida cada um de nós a lembrar da necessidade do AMOR, do auto amor, amor incondicional, auto estima. Hoje o importante é entender que o amor na primeira pessoa do singular, EU,  é a base para que saibamos amar o próximo. Como amar alguém se eu não me amo!

Amai-vossignifica a pessoa olhar para si, aceitar suas qualidades e traçar estratégias para trabalhar naqueles “vícios/defeitos” que mais incomoda. Amai-vos significa também amar e respeitar suas vontades desejando melhorar a cada dia, construindo alicerces sólidos que fazem parte da autoconstrução interior.

Toda transformação, construção, mudança requer compreensão, dores, entendimento e estudo. Temos a segunda palavra que nos lembra da necessidade: INSTRUI-VOS que significa estudar, conhecer, buscar entender a si mesmo para entender o mundo que nos envolve. Instrui-vos é nada mais do que AUTOCONHECIMENTO, a necessidade que temos de conhecer nossas forças e fraquezas, medos e vitórias. Tudo é um processo que só através do estudo individual vamos quebrando nossas crenças limitantes e fortalecendo nossas habilidades para a construção do homem novo.

Amai-vos e Instruí-vos é a nossa certeza de que só por AMOR, DEDICAÇÂO e CONHECIMENTO conseguiremos remover monstros que estão enraizados, provocando uma limitação de nossas forças.

Enquanto seres humanos sabemos que a cada três meses nossos conceitos são ATUALIZADOS, como um dispositivo eletrônico que com o tempo atualiza. Nós também temos esse processo; convivemos com inúmeras pessoas, de diferentes crenças, dogmas e pensamentos, assistimos filmes, séries, lemos, conversamos…. esses são fatores que despertam novos conceitos e fundamentos, provocando uma modificação em nosso ser. No decorrer de nossas vidas mudamos de ideia, concluímos, excluímos, incluímos. Somos seres mutantes que ao longo de nossas caminhadas modificamos a forma de pensar, agir e fazer. Mas por quê? Somos seres ativos dentro de uma sociedade e buscamos novos posicionamentos para a nossa EVOLUÇÃO. Isso mesmo, essa atualização faz parte de nossa evolução.

Desde que reencarnamos temos o objetivo de evoluir, de buscar resolver situações que ficaram perdidas na caminhada por diversas encarnações. Com a misericórdia divina foi dado a oportunidade de crescer, evoluir, instruir e aprender.

A instrução é a busca pelo conhecimento através de uma conversa edificante, de uma leitura, um curso, uma palestra sobre um assunto que lhe desperte atenção e com certeza vai lhe proporcionar reflexões. Esse é um dos temas mais necessários dentro da doutrina, por lembrar que devemos buscar o crescimento diário – ferramentas para isso, são diversas – a mais importante é a necessidade do AUTOCONHECIMENTO. Saber quem sou e traçar como desejo ser.

Tudo o que passamos em nossas vidas não é por acaso. Tudo tem uma razão. Vamos aproveitar a oportunidade do agora para AMAR, INSTRUIR E EVOLUIR – são três palavras que estão presentes em nossa vida.

Helenita Muradás Mizael

Amai-vos e Instruí-vos
Compartilhe o espiritismo!

Uma ideia sobre “Amai-vos e Instruí-vos

  • 5 de agosto de 2024 em 09:15
    Permalink

    Helenita, minha querida, excelente reflexão!! Profunda como você, doce e amorosa …amei!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *