A fé transporta montanhas

A fé transporta montanhas

A fé é um ato de humildade, uma vez que as pessoas que têm fé verdadeira depositam a confiança em Deus e não em si mesmo. Entende que nada acontece sem a permissão de Deus e que, ao exercitar a fé e pedir ajuda, os bons espíritos virão em seu auxílio.

No Evangelho segundo o espiritismo temos que a “Fé transporta montanhas”, mas de que montanha estamos falando? Não se trata aqui de um obstáculo físico e sim, de um obstáculo moral. A montanha aqui é a representação das paixões humanas: orgulho, vaidade, ganância entre outras.

A montanha traz o análogo das dificuldades que devemos vencer para estabelecer nossa reforma íntima, nossa melhoria contínua de pensamentos, de atitudes, de conduta moral tão imprescindíveis para a nossa evolução espiritual.

O espiritismo nos traz um outro olhar para a fé: a fé raciocinada. Aquela que, diferente dos dogmas que cegam e muitas vezes atemorizam as pessoas levando-as ao fanatismo, nos leva a pensar e a compreender as dificuldades que enfrentamos na vida.

Oriunda da compreensão das leis divinas que regem o universo e as nossas existências, a fé raciocinada é calma e paciente, uma vez que entende que o que vivenciamos nesta existência é fruto das escolhas em tempos e vidas passadas e que, o que iremos vivenciar em tempos futuros depende igualmente do nosso livre-arbítrio.

Portanto, a fé raciocinada baseada na filosofia espírita, nos faz compreender que as dificuldades de hoje são “medicamentos” necessários para a nossa evolução espiritual, e que muitas vezes foram escolhidos por nós mesmos, ainda no plano espiritual, antes de iniciarmos uma nova jornada terrena.  

Quelen Torres – voluntária do centro espírita Batuíra

A fé transporta montanhas
Compartilhe o espiritismo!

2 ideias sobre “A fé transporta montanhas

  • 24 de novembro de 2024 em 10:40
    Permalink

    Ótima reflexão Quelen! Parabéns!!

    Resposta
  • 24 de novembro de 2024 em 19:31
    Permalink

    Muito bem colocado e explicado.
    Gostei muito!!
    Parabéns!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *