Atendimento Fraterno – porta de entrada aos espíritos necessitados na Casa Espírita.
Por Eduardo Ferreira
O Atendimento Fraterno consiste em receber a pessoa que busca a Casa Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades, fornecendo-lhe breves orientações evangélico-doutrinárias para compreensão de seus problemas, assim como encaminhá-la, se assim desejar, aos recursos espirituais que a Casa Espírita possui, assim como transmitir-lhe estímulos de que esteja precisando.
O Atendimento Fraterno é uma relação que deve estar presente em todas as atividades da vida humana, nas relações interpessoais, em especial na Casa Espírita.
OBJETIVOS
Objetivo primacial: receber bem e orientar com segurança todos aqueles que o buscam. Não se propõe a resolver desafios nem as dificuldades, eliminar doenças nem os sofrimentos, mas propor ao participante os meios hábeis para a própria recuperação. (Joanna de Ângelis)
- Atender, fraternalmente, os que chegam;
- Ensejar clima de serena confiança que contribua para reerguer o ânimo do atendido;
- Ouvir e orientar à luz do Evangelho de JESUS e da Doutrina Espírita;
- Apresentar JESUS e seu Evangelho à luz do Espiritismo;
- Transmitir esperança como realidade possível;
- Introduzir o conceito de reforma íntima como única terapia que definitivamente solucionará problemas e dificuldades apresentadas.
A arte de ouvir é muito complexa.
JESUS, como Psicoterapeuta Excelente, ouvia com respeito para responder com segurança.
A arte de ouvir é também a ciência de ajudar, e não será pelo muito falar que o objetivo será alcançado.
Ouvir com o coração, tudo quanto outros corações estejam procurando dizer-te.
O Atendimento Fraterno através do Diálogo, propiciará ao Atendido a oportunidade de expor suas angústias, dúvidas, conflitos, vicissitudes, problemas, assim como o objetivo de estar procurando auxílio na Casa Espírita
Quem pode e deve buscar o atendimento fraterno?
- Qualquer pessoa que esteja passando por alguma dificuldade
- Qualquer pessoa que sinta que precisa expor seus “problemas”
- Pessoas de qualquer credo ou religião
- Frequentadores ou não da Casa Espírita
Quais as vantagens que a pessoa encontrará no atendimento fraterno?
- Receber orientação a Luz da Doutrina Espírita
- Expor as dificuldades que muitas vezes encontra em falar com amigos por medo de ser julgado(a)
- Sigilo do que é exposto ao Atendente.
O que o Atendimento Fraterno é capaz de nos mostrar?
- Você nunca está sozinho! A Casa Espírita está de portas abertas sempre que você precisar.
- Você é responsável por sua evolução.
- Atendimento Fraterno não é um tratamento espiritual, é um acolhimento. O tratamento em si, pode ser orientado durante o atendimento pela espiritualidade.
- Reforma íntima é fundamental. Não adianta você passar pelo atendimento fraterno, fazer tratamento espiritual e continuar com os velhos hábitos.
Em resumo, quando nós, trabalhadores da seara espírita nos propomos a realizar o trabalho de atendimento/diálogo fraterno, temos que ter em mente que mesmo sendo amparados pela espiritualidade, havemos de nos preparar anteriormente ao início do trabalho, sendo necessário elevarmos nossa vibração através da prece, pois nunca sabemos o que nos espera no atendimento a ser realizado. Podemos encontrar espíritos que irão tentar nos desequilibrar para que não consigamos orientar o atendido. Devemos sempre, estar em vigilância.
Além disso, devemos ter a humildade e o discernimento de deixar todos os nossos problemas diários do lado de fora da casa ao realizar o atendimento para que isto não nos atrapalhe e, se não estivermos nos sentindo bem para realizar o atendimento, devemos sim, buscar outro atendente que possa nos substituir.
Atender fraternalmente nosso irmão, é uma tarefa muito importante, então, façamos com todo amor e dedicação.
Fraternal saudação a todos!
Eduardo Ferreira é voluntário na União Espírita Sorocabana.
Muito bom, Eduardo, o seu
esclarecimento enfatizando, entre outros aspectos, a importância do acolhimento, no Atendimento Fraterno.
Gratidão.
Excelente Eduardo! Muitos de nós que somos Atendentes precisamos ouvir sua orientação que vem reforçar o que temos de melhor para oferecer ao próximo, nesse momento de confiança e esperança de encontrar uma porta aberta com carinho e acolhimento. Parabéns meu amigo!
Excelente abordagem sobre AF.,tão necessário nas casas espíritas. Faltam cursos para qualificar trabalhadores, bem como reciclar os que já atuam como atendentes. Abraços fraternos.