“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS ,POIS O REINO DOS CÉUS PERTENCE AOS QUE SE TORNAM SEMELHANTES A ELAS.

Por Fátima Kopke

COMO COMPREENDER ESTA LIÇÃO? CONTINUANDO ESSA PASSAGEM ……. 15 EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO UMA CRIANÇA DE MANEIRA NENHUMA ENTRARÁ NELE. 16 E, TOMANDO-AS NOS SEUS BRAÇOS E IMPONDO-LHES AS MÃOS, AS ABENÇOOU.”

Jesus queria que as crianças pudessem chegar até Ele sem nenhuma dificuldade. Com a atitude de chamá-las para junto de si, abençoando e curando, ele nos convida a refletir sobre os cuidados e atenção que as crianças merecem de nós. Num mundo tão desatento à necessidades infantis no qual falta amor, cuidado e respeito pelas crianças ; que lições podemos aprender com Jesus? Qual é o valor que as crianças têm para Ele?

Quando Jesus diz que o reino dos céus pertence aos que se assemelham se refere  a doçura, a humildade e a fragilidade que nesta fase apresentam justamente para conquista do afeto de seus pais, responsáveis, familiares, onde muitas vezes podem ter sido grandes inimigos no passado.

Sabemos que   o mundo de hoje oferece  desafios que dificultam chegar até Jesus.

Para uma criança, não basta prover sustento e conforto. Amor e dedicação são indispensáveis e quem nos ensinou isso foi Jesus. Crianças necessitam de cuidados, de um olhar atento e de carinho e isso também é valido quando se trata de espiritualidade.  

Crianças são  Espíritos em evolução, muitas vezes até mais velhos que seus próprios pais, ora mais sábios,  ora mais ignorantes, enfim todos na trilha do progresso.

Cada criança possui característica, tendências e inclinações próprias. Contudo, todos os Espíritos, sem exceção, possuem dentro de si o germe da perfeição, qualidades superiores e sentimentos nobres à espera de serem desenvolvidos através do esforço próprio.

 

Portanto, a criança que temos  à nossa frente, é  este Espírito eterno, comprometido com um passado que desconhecemos, dono de uma bagagem de experiência vividas em milênios , trazendo compromissos   com seu passado, mas ao mesmo tempo, herdeiro de um patrimônio divino, porque acima de tudo é filho de Deus.

As crianças possuem papel fundamental nas nossas vidas, levando pureza, energia, alegria e bom ânimo, que faz parte  desta etapa reencarnatória.  É necessário que lembremos que ao reencarnar, trazem toda a  bagagem do passado seja ela boa ou ruim, ou ambas ao mesmo tempo, e é sobre essa  bagagem que a nova existência foi planejada. É a partir das conquistas que obtiveram  até o momento do reencarne que se projeta o potencial de desenvolvimento para a nova reencarnação. Representam a sementinha de luz que dará sustentação para o futuro Ser criança é dar início a uma nova jornada de lutas e aprendizados.

Crianças são espíritos em processo de aprendizagem. Possuem seus próprios limites e  imaturidades .

Simplicidade — dispondo do básico, brincando e sorrindo, a criança da comunidade é tão feliz quanto  a criança do condomínio de luxo. Seja com brinquedo eletrônico  ou com uma caixa de madeira são ambos divertidos. Ficam  livre dos clichês impostos pelos valores e status sociais.

 Sem preconceitos — amigo é amigo, seja pobre ou rico, seja branco, negro, amarelo ou vermelho, seja novo ou velho. Todos brincam, ensinam e aprendem juntos.

 Sem melindres — machucou? Doeu? Pedimos desculpas, amigos de novo e vamos brincar. Já passou. Assim ,  continuam  se respeitando.

 Humildade sempre — hora eu aprendo , hora eu ensino. Ninguém é melhor ou pior porque sabe mais ou menos, porque tem mais ou menos. Os melhores são aqueles que querem brincar cheios de alegria.

  A Pureza do coração é inseparável da Simplicidade e da Humildade; por isso Jesus toma a infância por emblema da Pureza e da Humildade .(O Evangelho Segundo Espiritismo  Cap VIII item 3

 A falta de exemplo por parte de nós  adultos, ausência de ensinamentos e o tratamento indevido da espiritualidade nas crianças fazem com que elas deixem de conhecer a Jesus ou que abandonem o relacionamento com Ele à medida que crescem.

Cabe a nós, enquanto cristãos, seguirmos o exemplo de Jesus e levarmos cuidado, amor e atenção às crianças. Deus nos capacita e nos dá discernimento, por meio dos exemplos de Jesus.

Habilitemo-nos na tarefa de educar o Espírito. Esforcemo-nos para sermos trabalhadores dedicados do Cristo, na renovação do planeta, que se inicia pela renovação de cada espírito. A prática do bem em pequenas atitudes, direcionadas ou não, são uma forma segura para a educação do espírito. A Doutrina Espírita serve como norteador em qualquer momento da vida.

Muito se fala , nos dias de hoje , em educação integral, que forme homens capazes de pensar , sentir e agir.

Jesus  , através dos seus ensinamentos, esclarecia o pensamento, conduzindo  os que lhe ouviam aos caminhos da razão e da lógica, através de histórias simples, de parábolas que continham profundos ensinamentos, ao mesmo tempo em que desenvolvia o sentimento, despertando o amor.

Na infância, a Evangelização Infantil, aliada às instruções paternas, desempenham seu papel na formação da criança.

Apesar da diversidade de conceitos e métodos, obtemos uma certeza: A EDUCAÇÃO DO HOMEM DEVE SER A EDUCAÇÃO INTEGRAL. Aquela educação que não se preocupa apenas em lhe dar informações, mas que se preocupa em ver o homem como um Espírito eterno.     Aquela educação que consegue ver que aquele ser que ali está posto há muito já existe, tem tendências boas e más e que é nessas tendências que a educação deve ser trabalhada.      Precisamos EDUCAR as nossas crianças dentro da MORAL cristã, como nos mostra o Espiritismo, porque, como adverte KARDEC em OBRAS PÓSTUMAS: “É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade”. Ou, então, no Livro dos Espíritos, quando na questão 917 observa: “A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral. (…)”

 “Os efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos deverão se reformar quando virem os benefícios produzidos por esta prática: NÃO FAÇAIS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERERÍEIS QUE VOS FOSSE FEITO, MAS FAZEI-LHES, AO CONTRÁRIO, TODO O BEM QUE ESTÁ EM VOSSO PODER FAZER-LHES” (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI.9).

O Mestre Jesus já nos recomendava há dois mil anos passados: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”.

Sabemos disso, no limiar dos tempos, no início da transição de um planeta de expiação e de provas para um planeta de regeneração  e  , como sabemos, que somos os trabalhadores da última hora.

A transformação ocorrerá com ou sem a nossa participação. Se quisermos participar da colheita, façamos a semeadura. Se quisermos que o mundo encontre logo a paz, façamos nossa parte, educando nossas crianças  , bem como de educar outras crianças que possamos alcançar.

Sem dúvida o amor será sempre o melhor caminho.

A responsabilidade é nossa, de cada um de nós.

Que sejamos seres humanos que criam seres humanos ainda melhores.

 

Abraços Fraternos.

Fátima Kopke é voluntária na A. B. C. Espírita Batuíra, em Sorocaba.

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS
Compartilhe o espiritismo!

Uma ideia sobre “DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS

  • 28 de novembro de 2022 em 12:01
    Permalink

    Fátima excelente, gratidão pelas linda mensagem. AS crianças são nossa esperança de renovação e transformação do planeta. Futuramente seremos crianças de novo. Que possamos vibrar para que cada vez mais ocorra a evolução moral do ser. Assim estaremos conduzindo nosso orbe para um mundo de regeneração. Que Deus a abençoe minha amiga.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *