DESAFIOS
Por Carlos A. A. Magalhães
“Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”
(1 João 5:4)
Na vida, os desafios são promotores do nosso progresso, seja material ou espiritual. Para vencer os desafios mais significativos, é preciso ter nascido em Deus. Ter nascido em Deus é reconhece-lo como o princípio, a causa primária de todas coisas e viver em comunhão com ele. Para isso é necessário ter a fé em continuo desenvolvimento.
A fé é o grande combustível que nos impulsiona na vida rumo às ações autotransformadoras e em prol da vida, ações que atestam a fé e contagiam; é a certeza das coisas que não vemos e a convicção das coisas que esperamos.
Aquele que no mundo material vive em comunhão com Deus, sabe que a única certeza que se tem é que Ele age sempre de maneira, surpreendentemente, maravilhosa. Vem de Deus a coragem da fé que nos fortalece ante os desafios.
“O maior desafio para o homem não se constitui na conquista do Cosmo ou no pleno conhecimento das leis que regem o mundo material. O seu maior desafio é a conquista de si mesmo, no domínio mais amplo das próprias emoções e dos pensamentos que se originam em seu mundo íntimo (Bezerra de Menezes/Chico Xavier)”
Os desafios tais como, harmonização da família fragmentada, falsas amizades, desemprego, abandono, marcas dos pais ausentes, sentimentos negativos, fugas perigosas, enfermidades do corpo e alma, inimizades, autodesvalorização, auto desrespeito, negação do amor e outros tantos, são enfrentados com mais coragem e paciência por aqueles que, nascidos em Deus, terão maiores chances de superação e êxitos no processo de desenvolvimento espiritual.
Enfrentar desafios é, também, ter a ousadia de dizer não ao erro e sim aos bons princípios. Abrir mão do velho ser e buscar viver em santidade, amar intensamente, perdoar sempre, ser instrumento do amor Deus .Viver em santidade é ter bom ânimo em meio a tribulação, ser a alegria no lar e perseverante na disposição em ser reeducado através das múltiplas oportunidades concedidas por Deus para sermos embaixadores do seu amor, no pequeno ou grande universo das nossas ações.
Bom Domingo a Todos.
Carlos A. A. Magalhães é voluntário na Casa dos Essênios em Sorocaba.
Que lindo e motivadora reflexão! Obrigada Carlos por nos recordar sobre as oportunidades dos desafios de luta que todos temos. Gratidão!
Meu amigo querido! Que texto maravilhoso! Quando João diz: “Todo aquele que é nascido de Deus vence o Mundo pela Fé…” Somos todos nós os vencedores pois quem não é nascido de Deus? Gratidão Carlos por esta reflexão que nos conduz a nossa maior realidade: somos filhos do Pai e a Fé nos leva a vencermos a nós mesmos e nos conduz a Ele. 🙏🏽🙏🏽❤
Estimado Professor Carlos que belas palavras. A conquista de si mesmo. A auto aceitação, o auto perdão, o auto amor…Como ser fraterno e caridosos com o próximo se não somos conosco mesmo? O Mestre nos recomendou “Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo”. Fazer ao próximo todo o bem que fazemos para nós. Quando aprendamos essa Lei Divina vencemos os obstáculos da crítica, dos julgamentos, da maledicência. Nos tornamos mais atentos e ao primeiro sinal, por mais sútil que seja, de cairmos nessas posturas, já mudamos nossas palavras e forma de pensar. Vencer esse desafio ou pelos menos minimizar seus impactos é um grande passo na nossa evolução. Obrigado pelas reflexões profundas que suas palavras trazem. Gratidão.