Diante de Jesus

Por Sérgio R. O. Araujo

“Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando.” Jesus (João, 15.14)

Qual seria hoje nossa postura, nossa reação se Ele, Jesus, aparecesse na nossa frente, no nosso convívio diário trazendo até nós Suas palavras de luz, palavras de vida eterna?

Aceitaríamos as palavras, os ensinamentos do Mestre? Abriríamos as portas do nosso coração para Ele? O consideraríamos como nosso amigo?

Ouvi de um confrade da seara Espírita uma expressão que me chamou atenção. Ele disse algo mais ou menos assim: “eu amo Jesus, adoro ler seus ensinamentos, citar os exemplos que Ele nos deixou, mas não me sinto em sintonia com Ele. Estou nesse caminho, nessa busca.”

Não será essa a realidade de muitos de nós? Amamos, Jesus, O chamamos de Mestre, porém de fato, estamos em sintonia com o que Ele nos ensina? Em nosso íntimo vibram as mais fortes energias do amor incondicional? Evitamos julgar, culpar? Aceitamos, perdoamos, toleramos? Amamos?

Jesus nos diz que seremos Seus amigos se fizermos o que Ele nos manda. O que nos mandou Jesus? Em Mateus, 22, 36.40, temos essa resposta:

  1. “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
  2. Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.
  3. Este é o primeiro e maior mandamento.
  4. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.
  5. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

 

O quanto esse Mandamento se faz presente em nossa existência, em nosso dia-a-dia, no convívio com nossos entes queridos, colegas de trabalho, confrades da seara Espírita, confrades de outras religiões, no meio social?

 

De diversas maneiras reverenciamos Jesus nas manifestações exteriores, em estudos, em nossa convivência, até mesmo ao escrever essas poucas palavras, estou fazendo isso. Mas Jesus habita de verdade em meu coração, em nosso coração? Nossa conduta e modo de ser são as manifestações mais sublimes como foram as de Jesus quando por aqui esteve? Ficam essas reflexões para nós amados companheiros, nesse momento de transição de ano com as festas quando muitos dizem que no próximo ano será diferente. Na verdade, todo dia deve ser diferente do anterior, a evolução, a mudança se fazem gradativamente, pouco a pouco, de reencarnação a reencarnação. Um dia, na eternidade de nossa existência diremos: Eu estou em sintonia com Jesus!!!

 

Um Espírito de alta envergadura cujas atitudes e modo de ser, muito se aproximavam de Jesus nos disse que ele perante Jesus era um cisco. Falamos de nosso querido Chico Xavier. Daí temos uma vaga noção do quanto estamos em sintonia com o Mestre.

 

Voltando à pergunta inicial, se hoje Jesus aparecesse no meio de nós, acharíamos maravilhoso, ficaríamos elevados com suas palavras, mas durante quanto tempo? Podemos contar nos dedos os Discípulos e Seguidores de Jesus que O acompanharam até os momentos derradeiros no Calvário. João; Maria, mãe de Jesus; Maria de Magdala. E os outros, que conviveram 3 anos com o Mestre? Judas O vendeu por 30 moedas, iludido pelas condições dos poderes temporais e acreditando que Jesus com “o poder” que possuía ia fazer ruir os templos de pedra dos romanos. Pedro O negou 3 vezes, depois que Ele foi preso por medo de ser preso também. Os demais se esconderam.

 

Com certeza, meus amigos, nossa atitude diante de uma situação dessa natureza, não seria muito diferente.  Você estimado (a) amigo ou amiga, que nesse momento lê essas singelas palavras se possui uma postura como a de João ou das Marias, fico muito feliz por isso.

 

Mas essa não é a minha realidade, nem a realidade da maioria de nós. Mas tudo está certo, no atual estágio evolutivo em que nos encontramos. Caminhamos para tal, amamos nosso Divino Mestre, mas nossa sintonia ainda não é 100% com Ele. Temos momentos de verdadeira grandeza espiritual quando nos sintonizamos com Jesus. Por menores ou poucos que sejam, já são a fonte para buscarmos cada vez mais nossa renovação interior, que é o meio pelo qual obteremos cada vez mais, essa sintonia.

 

Jesus é nosso Irmão Maior. É o “Caminho, a Verdade e a Vida” para todos nós, como Ele mesmo nos disse. Somos pequenos ainda diante Dele, costumo dizer que somos um cisco do Chico Xavier que se considerava um cisco de Jesus.

Mas Ele, Jesus nos ama do mesmo modo, da mesma maneira, sem distinções e Deus concede a todos as mesmas oportunidades de chegarmos mais próximos do Mestre. Judas traiu o Mestre e teve o privilégio de ser resgatado das regiões umbralinas por Ele, Jesus, conforme maravilhosa passagem nos dita por outro expoente das verdades eternas, Divaldo Pereira Franco.

 

Tudo está em nós, nossos pensamentos geram nossa existência e a energia que emanamos para o Universo. Quando emanamos o Bem, o Amor entramos na sintonia do amado Mestre. Mas quando emanamos o medo, a dúvida, a discórdia, perdemos a sintonia. Essa dualidade de vibrações é, característica de espíritos em evolução, em um planeta de provas e expiações.

 

Sigamos confiantes de trilharmos o caminho que Jesus nos deixou. Dúvidas e obstáculos surgirão, tomaremos decisões equivocadas, seremos sim influenciados pela matéria e pelos poderes temporais, mas tenhamos em mente que a nossa meta, o nosso objetivo é estarmos em VERDADEIRA SINTONIA com Jesus. Tudo passa, os momentos infelizes irão passar e que possamos absorver todo aprendizado que as reencarnações nos proporcionam. A conquista da sintonia com Jesus é obtida nas quedas, no levantar, no seguir em frente levando conosco o aprendizado adquirido. Fé ou confiança, força de vontade ou perseverança, chame como quiser, são os alavancadores dessa fantástica jornada evolutiva.

 

Fontes:

 

  • XAVIER, Chico, pelo Espírito Emmanuel, Palavras de Vida Eterna, 12-Perante Jesus/135-Diante do Mestre.43ª Edição, Comunhão Espírita Cristã.
  • Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de Mateus, Capítulo 22: O Maior Mandamento.

Sérgio R. O. Araujo é voluntário na A.B.C. Espírita Batuira e no Grupo Espírita da Prece Chico Xavier em Sorocaba, SP.

Diante de Jesus
Compartilhe o espiritismo!

10 ideias sobre “Diante de Jesus

  • 19 de dezembro de 2022 em 17:12
    Permalink

    Olá Sergio, estou aqui muito reflexiva porque se torna tão difícil viver como Jesus, seus ensinamentos são claro, objetivo e principalmente fácil de seguir…. Porém estamos envolto de inúmeros vícios que nos tornam procrastinando.. vamos mudar nossas atitudes e aplicar mais as vivências de Jesus. Muito obrigada Sérgio que Jesus continue te iluminando hoje e sempre.

    Resposta
    • 19 de dezembro de 2022 em 19:22
      Permalink

      Helenita é isso mesmo. O importante é perseverarmos. Reconhece-se o verdadeiro espírita pelo esforça que faz para superar suas tendências inferiores. Iremos falhar sim, mas estamos no caminho. Gratidão pelo seu comentário.

      Resposta
      • 21 de dezembro de 2022 em 16:33
        Permalink

        Obrigada pela reflexão Sérgio. Precisamos ter a humildade e a sabedoria de nos reconhecer exatamente do tamanho que somos hoje, o autoconhecimento é a chave para o aprendizado e a superação si mesmo.

        Resposta
        • 22 de dezembro de 2022 em 08:51
          Permalink

          Olá Pri. Exatamente isso minha amiga, lembrando que o maior entrave à nossa jornada evolutiva somos nós mesmos. Quando compreendemos a dimensão infinita de nosso ser passamos a entender muitas questões que nos afetam. Gratidão Pri.

          Resposta
    • 21 de dezembro de 2022 em 16:18
      Permalink

      “FANTÁSTICA JORNADA EVOLUTIVA” BEM DITA expressão meu amigo Sergio! Jesus, só é o Cristo porque teve também a Sua FANTÁSTICA JORNADA EVOLUTIVA e soube aproveitar cada ensinamento, oportunidades, respeito às Leis do Pai, aprendeu o Amor Incondicional, vivenciou os Ensinamentos dos Grandes Mestres que o antecederam…por muitos séculos, milênios…
      Pois há séculos ou milênios estamos também fazendo o mesmo, lentamente, ora movidos por nossas vontades e perseverança, ora movidos pelas Lei de Evolução que é a Misericórdia do Pai não deixando nada e ninguém parado no tempo, ora seguindo Jesus, nosso Divino Instrutor.
      Assim caminhamos…
      Gratidão por sua belíssima reflexão!!

      Resposta
      • 22 de dezembro de 2022 em 08:53
        Permalink

        Sim Euckaris. “Nenhuma de minhas ovelhas será abandonada”, nos disse Jesus. Todos seremos amparados pela misericórdia Divina.
        O que torna nossa jornada mais fantástica ainda é trilharmos o caminho com pessoas como você e todos nossos companheiros. Essa é uma maravilha de Deus. Gratidão por seus comentários.

        Resposta
  • 21 de dezembro de 2022 em 18:58
    Permalink

    Obrigada; linda mensagem! Sentir está sintonia com Jesus e meu projeto de vida estou persistindo não desisto sei que um dia chegarei lá. Jesus está sempre me auxiliando com seu amor! Gratidão!

    Resposta
    • 22 de dezembro de 2022 em 08:55
      Permalink

      Marlene minha amiga, persistir sempre é nosso lema, por mais penoso que seja. A certeza do amparo do Mestre se faz presente em nosso dia, nos pequenos milagres para os quais, as vezes, não prestamos atenção. Gratidão por seus comentários.

      Resposta
  • 22 de dezembro de 2022 em 00:03
    Permalink

    Olá, Sergio! Na sua reflexão somos amorosamente convidados a reconhecer quão dificil, ainda é pra nós, vivenciarmos os belos ensinamentos de Jesus com a firmeza devida e somos também convidados a avaliar melhor o caminho já percorrido com este objetivo, caminhar com Jesus, agindo corretamente ou não e, assim,traçarmos novas metas já que um novo ano se aproxima.Bom é ter entre nós pessoas como você que nos oestimula e acolhe.
    Obrigado também por essa oportunidade e sigamos em frente, firmes na fé Obrigado.

    Resposta
    • 22 de dezembro de 2022 em 09:00
      Permalink

      Querido Professor Carlos, quando trilhamos o caminhos unidos em torno do ideal do Mestre o aprendizado ocorre para todos, a jornada fica mais leve. Doamos e recebemos a todo instante. A energia do amor nos sustenta para as intempéries da vida, na maioria das vezes geradas por nós mesmo. O Sr. é para nós o norte do bom senso, da emoção e do amor com Jesus. Obrigado por suas palavras e por seguirmos juntos nessa fantástica viagem.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *