Equilíbrio do Espírito
Por Claudia Barbosa
“A revolta constante gera desequilíbrio na mente, no corpo e na alma. Não é o corpo que é fraco, mas o Espírito que permanece rebelde.”
Joanna de Angelis – Vida Feliz; cap. 18
Dar vazão aos pensamentos ruins é mais fácil porque são mais atraentes. Sem perceber, nos prendemos a situações irrelevantes e causadoras de grandes conflitos e angústias fazendo com que entremos em um espaço fechado onde ninguém tem acesso, exceto nós mesmos. Com isso, nos tornamos presas da negatividade ainda existente, dificultando o nosso desenvolvimento espiritual.
O Evangelho Segundo Espiritismo nos orienta: “Consistirá a perfeição espiritual na maceração do corpo? Para resolver esta questão, apoio-me em princípios elementares, começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo, que, segundo as alternativas de saúde e doença, influi sobre a alma de maneira muito importante, pois temos de considerá-la como prisioneira na carne. Para que esta prisioneira possa viver, movimentar-se, até mesmo conceber a ilusão da liberdade, o corpo deve estar sai disposto e vigoroso. Estabeleçamos uma comparação: eis que ambos se encontram em perfeito estado; que devem fazer para manter equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? O embate entre eles parece inevitável, e difícil chegar-se a segredo do equilíbrio”.
ESE – Cap. XVII; item 11
É de suma importância que tenhamos responsabilidade e maturidade perante a Lei Evolutiva. Sabemos que o equilíbrio integral, ainda não é possível para o grau evolutivo dos habitantes da Terra, mas devemos fazer o máximo esforço para o equilíbrio relativo a esse desenvolvimento. Temos Jesus como modelo do perfeito equilíbrio. Ele é o exemplo de Espírito integral que seremos um dia, assim que desenvolvermos todas as potencialidades herdadas por Deus.
Na Natureza há o equilíbrio de todos os elementos: terra, ar, fogo e água os tendo um papel essencial para a evolução da humanidade. Em virtude de algumas catástrofes, por vezes acreditamos que esses elementos estão desequilibrados, mas a verdade é que no momento não estamos em condições de entender tais fenômenos. Tudo na Natureza é perfeito porque o Criador é perfeito; sendo assim, somos todos seres igualmente perfeitos. É preciso ter em mente que os pensamentos podem ou não nos fazer bem, e um dos vilões são os pensamentos negativos. Ao identificar o que sentimos em relação a esses e mudarmos as nossas condutas, teremos maior possibilidade de desfrutar a vida de forma mais assertiva, adquirindo grandes aprendizados com menos sofrimento e mais equilíbrio.
Claudia Barbosa é voluntária na A. B. C. Espírita Batuíra em Sorocaba.
Excelente explanação sobre o tema.
Ameiii!!!
Ótima reflexão Cláudia! Gratidão!! 🥰❤⚘
Olá, Cláudia! A sua reflexão nos estimula a buscar o equilibrio, como promotor do desenvolvimento espiritual, nas nossas experiências. Obrigado.
Querida irmã Claudia, como almejo por esse equilíbrio. mas é mediante nosso esforço que chegaremos lá. Gratidão pelas reflexões.