ESCOLHENDO O CAMINHO
Por Aloise Gaio
Fazemos escolhas todos os dias, o tempo todo, se vamos ficar mais um pouco na cama, o que vamos comer no almoço, mas principalmente o que vamos nutrir em nós. Muitas dessas escolhas estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos e mecanismos de defesa.
Jesus, nosso modelo e guia, Evangelho vivo de Deus, nos deixou importantes orientações para o nosso desenvolvimento espiritual.
Aprendestes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; … (Mateus, 5:38 a 42.)
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XII- item 7
O orgulho e o personalismo sempre nos guiaram para a vingança, mas Jesus nos convida a fazermos o inverso do que nos foi causado, fala de amar os inimigos e pagar o mal com o bem.
Nesse mundo de provas e expiações, mergulhados nas mais diversas vibrações, cabe a cada um escolher onde quer estar.
Quando temos conhecimento do Evangelho, e conseguimos identificar o desconforto das angústias, mágoas e contrariedades; podemos não perceber, mas temos dois caminhos a seguir, nos asfixiar em vibrações pesadas dos antigos sentimentos que ainda possuímos, ou escolhermos a evolução através das orações e bons pensamentos, não nos deixando contaminar com as pesadas vibrações dos companheiros de todos os campos de convívio.
Sabemos o quanto é salutar alimentar bons pensamentos e sentimentos, Jesus não condenou apenas a retirada da vida de um irmão, mas toda forma de violência e até todo tratamento descortês para com o outro. É uma questão de amor ao próximo
- Sabeis que foi dito aos antigos: “Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo.” Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: “Raca”, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: “És louco”, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Mateus, 5:21 e 22.)
O amor é a máxima de Jesus, e aprendemos sobre o amor no Evangelho, mas a pergunta é: Qual o caminho escolhemos?
Mas uma vez chamamos para a reflexão da nossa prática do amar, vivemos momentos difíceis, vibrações pesadas envolvem o planeta que nos arrastam com facilidade ao campo da discussão, do ataque, do desequilíbrio emocional.
Não podemos escolher o caminho do outro, nem tentar convencer ninguém a pensar como nós, mas podemos contribuir para a transformação deste planeta de provas e expiações em planeta de regeneração, através de nossas escolhas, ações, pensamentos e palavras condizentes com o Evangelho.
Na verdade, para nossa evolução, só existe um caminho!
Aloise Gaio é voluntária na A. B. C. Espírita Batuíra
Que possamos lembrar dos ensinamentos de Jesus baseados no amor, fazendo nossas escolhas mediante ao nosso amor e confiantes nos planos de Deus e Jesus. Que abramos nossos corações e mentes para sentir os ensinamentos Dele. Gratidão pelas belas palavras reflexivas.
Aloise, como foram oportunas as suas palavras. Realmente é sempre uma escolha. Que tenhamos maturidade para escolher o melhor.😘
Aloise todos os dias fazemos escolhas, as vezes acertamos, outras não, ou temos a sensação de não, quando na realidade tudo concorre para o nosso bem e o nosso aprendizado. Refletindo sobre as escolhas equivocadas acessamos um manancial de bençãos que irão cada vez mais, contribuir para o nosso crescimento. Gratidão Aloise.