Não conseguiremos divisar o horizonte se não subirmos a montanha. O “ESTAR” é um processo!
– Estou estudando espiritismo, me sinto espírita ou sou espírita?
O “SER” é a conquista!
– Sou espírita!
Porém só percebemos nossas conquistas íntimas quando elas passam a fazer parte de nós, quando pensamos e agimos em concordância com o aprendizado, quando sentimos a transformação em nosso jeito de pensar, sentir e agir. Para sabermos se aprendemos, se fizemos conquistas, é preciso olhar longe, neste caso, para trás e refletir sobre nossos conceitos de vida, nosso relacionamento com as pessoas e a importância que demos a diversas questões. A constante e saudável reflexão de nós mesmos, de nosso pensar e sentir pois, são a base de nossas ações.
Certamente estaremos errados se acreditarmos que já “SOMOS”, em qualquer questão da vida. Já somos pacientes, já somos amorosos, já entendemos muito e portanto estamos seguros e livres de erros. É comum passarmos por situações difíceis e agirmos de maneira a nos surpreender, pois não acreditávamos incorrer no mesmo erro de outrora. A cólera, a intransigência, o preconceito, ainda vivem em nós. Mas isso não é ruim, é um sinal de que caminhamos, mas ainda não estamos prontos. E sinceramente, é muito difícil imaginarmos esse momento evolutivo. Mesmo sabendo que Jesus é nosso modelo, não fazemos ideia do pensar e sentir de nosso mestre e irmão maior.
Autodisciplinar-se em todos os cometimentos a que se proponha, revestindo-se do necessário discernimento.
“Fazer muito” nem sempre traduz “fazer bem”.
Trecho do livro “Conduta Espírita” de Waldo Vieira, pelo Espírito André Luiz
A citação acima está no capítulo sobre o tempo, e essa é uma boa orientação – “Tempo e Autodisciplina”, são duas das ferramenta de evolução, acompanhadas do conhecimento e autoconhecimento, da oração, da paciência, do trabalho e do desenvolvimento do amor…
Façamos o exercício de olharmos para 5, 10, 15 anos no passado, para avaliarmos a nós mesmos, para avaliarmos o que conquistamos, e vermos quem “SOMOS” e onde “ESTAMOS” em nossa proposta consciente de evolução. No mais é disciplina, tempo e trabalho!
Boa semana a todos!
Aloise Gaio
Muito boa reflexão, precisamos de vontade, autodomínio e disciplina.
Excelente reflexão Alo!
Obrigada!
Aloise, seu texto me levou de volta a adolescência e fiquei surpresa ao ver o quanto estou distante do que era. Obrigada 😊