Formas pensamento

Por Sérgio Araújo

O pensamento tem formas ou padrões que são criados?

Para entendermos essa questão, vejamos o que é o pensamento.

Pensamento e pensar são”, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metasplanos e desejos. […].

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (Piaget). O pensamento é construtor e construtivo do conhecimento.

O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. “A atividade de pensar confere ao homem “asas” para mover-se no mundo e “raízes” para aprofundar-se na realidade.” 1.

Por essas definições tem-se a importância do pensar, do modo de pensar. No pensamento temos a base de todas as construções da vida […]2. Tão importante é que Jesus nos deixou dentre tantas, uma orientação que se refere diretamente ao modo de pensar: “Vigiai e Orai”. Vigiai os pensamentos pois eles definem o que será falado e o que será feito. […] Parafraseando Jesus afirmamos: onde mora o nosso pensamento, aí também encontra-se o nosso destino, porquanto, a cada dia, superando as próprias intempéries do meio, o nosso pensamento reconstrói a vida, conduzindo-nos à tranquilidade da libertação ou aprisionando-nos aos abismos da destruição […]. 2

Com o pensamento somos influenciados ou influenciamos. O pensamento é energia e somente pelo ato de pensar menos positivamente sobre uma situação ou sobre alguém, já emanamos energias deletérias para o que gerou o pensamento. No Plano Espiritual, o pensamento não é uma abstração do mundo mental; realidade concreta, embora invisível, ele possuí forma e movimento, plasticidade e vida […] 2.

Quando pensamos, criamos formas e conforme for o padrão, o teor desses pensamentos, conforme a vibração dos mesmos; será, a energia gerada pelas formas do pensamento que foram criadas. Essas formas permanecem incrustadas nos ambientes à nossa volta e quanto mais às alimentamos, mais fortes e poderosas elas ficam. Quando fazemos o Evangelho no Lar, essas formas são retiradas, contudo, se mantemos a vibração dos pensamentos no menos positivo, elas retornam e ficamos constantemente nesse círculo vicioso, tendo a impressão de que nada melhora. Daí uma questão: quem é o responsável por gerar ou por eliminar as formas pensamento menos positivas? De modo análogo se as formas são positivas, há mais paz, harmonia e fraternidade nos ambientes os quais frequentamos.

No livro Pensamento e Vida, de Chico Xavier e Emmanuel temos a seguinte definição:

“A mente é o espelho da vida em toda parte”. […] O reflexo esboça a emotividade. A emotividade plasma a ideia. A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações. […] assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação. Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante. Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos.

O reflexo mental mora no alicerce da vida. Refletem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflete os objetivos do Criador. 3

Diante de tais informações e tantas outras (podemos citar também a clássica de René Descartes: “Penso, logo existo”) deduz-se que toda a nossa vida é direcionada pelo modo como pensamos, pelas formas pensamento que criamos. E assim o é, pois somos Co-Criadores, filhos de Deus, Criador de tudo e de todos. Sabemos que a criação do Universo, do nosso planeta ocorreu pela vontade Divina, pelo pensamento de Deus.

Com o que nos sintonizamos? Quais são nossos pensamentos ou como são e quais são as formas pensamento estamos criando? O quanto influenciamos a nossa existência e a do próximo, para o bem ou ausência do bem pela nossa forma de pensar? Grande é a nossa responsabilidade no cenário da vida. Tudo o que ocorre conosco é fruto de nosso modo de pensar e agir. Por menor que seja o pensamento menos positivo que passa pela nossa mente, a energia gerada por ele chega ao que ou quem o causou e interfere no padrão vibratório. E a resposta é imediata, uma vez que o pensamento “viaja” a uma velocidade superior à velocidade da luz (299 milhões de m/seg.). São grandezas que fogem à nossa compreensão. Um pensamento leva muito menos de 1 seg. para chegar ao que ou quem o gerou, não importa onde esteja.

No atual estágio evolutivo em que nos encontramos somos suscetíveis a uma grande carga de energia menos positiva gerada por bilhões Espíritos que vibram na mesma sintonia que nós. Por essa razão o ensinamento singelo do Mestre: “Vigiai e Orai”. Vigiai os pensamentos no intuito de avaliar sua vibração e orai, para ter discernimento, para ter atenção ao que chega à mente.

O que fazer então para que os pensamentos e a vibração por eles gerada sejam positivos? É necessário que haja uma renovação mental ou como nos disse Jesus: “Brilhe a vossa Luz”, que deixemos brilhar a luz do nosso interior, mudando o padrão de ideias e aspirações. Qualquer mudança a ser empreendida deverá ser de dentro para fora. Transformar o nosso interior revisando nossas tendências inferiores que nos conduzem a agir de modo menos positivo, processo comumente conhecido como Reforma Íntima.

As sucessivas reencarnações tem por mister esse propósito: possibilitar a oportunidade da regeneração interna. Temos o livre arbítrio para tomarmos as decisões, até um limite, onde a partir do qual nossos destinos são governados pelas Inteligências Espirituais. […] Pensando o bem, no bem e pelo bem, processamos, dentro de nós, uma verdadeira transformação, tal que, ao renovar a nossa produção de imagens interiores, estabelece um padrão de paz […] 2.

Nas lições do Mestre Jesus, encontramos o caminho para que ocorra essa regeneração interior. A dificuldade no caminho está em relação direta com o grau do orgulho e do egoísmo que ainda imperam em nós. O balizar Mandamento de Jesus resume tudo: “Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo”. Quando as criaturas compreenderem e praticarem esse Mandamento na sua essência um novo passo na evolução será dado. Os pensamentos serão melhores bem como a forma por eles gerada. Lembrando a velocidade do pensamento, ao começarmos a vibrar numa outra sintonia rapidamente as mudanças ocorrerão.

Sérgio Araújo é voluntário no Centro Espírita Batuíra, onde atua no Departamento de Divulgação.

Referências:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento
  2. BICHUETTI, Jorge. Centelha Divina, pelo Espírito Henrique Kruger. Editora Espírita Paulo e Estevão.
  3. XAVIER, Francisco Cândido.Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 18 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008, cap. 1.
Formas Pensamento
Compartilhe o espiritismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *