INFLUÊNCIA ESPIRITUAL

Por Claudia Barbosa

“Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?

                                           – Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem.”

                                                                                                                              L.E– Cap. IX; 459.

Compreender a influência espiritual é um assunto importante no estudo da doutrina espírita. De acordo com a doutrina, somos seres encarnados e desencarnados, ou seja, vivemos em dois planos diferentes: material e espiritual. Nesse sentido, é possível que, em alguns momentos, os espíritos desencarnados possam nos influenciar.

Os espíritos podem influenciar os seres humanos de várias maneiras, seja por meio de pensamentos, sentimentos, intuições ou atitudes, dependendo do tipo de interação que ocorre entre ambos. Algumas formas de influência que os espíritos exercem são através de sugestão (enviam sugestões de pensamentos ou comportamentos que podem levar a tomar decisões específicas), inspiração (inspiram sentimentos benevolentes), obsessão (influenciar com pensamentos negativos e promover comportamentos prejudiciais, levando a problemas emocionais e de saúde), proteção (exercem uma influência positiva e benéfica, ajudando a superar dificuldades ou protegendo de perigos).

Os espíritos com intenção negativa podem manipular de várias maneiras, exercendo uma influência negativa sobre os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esses espíritos obsessores se aproximam através de afinidades morais ou vibratórias, encontrando brechas em fraquezas ou tendências negativas. Eles podem, por exemplo, se aproveitar de momentos de fragilidade emocional, como tristeza, raiva ou medo, para se aproximar e exercer controle sobre os pensamentos e comportamentos. Dentre as formas de manipulação utilizadas, estão: impulsos e sugestões, vícios, comportamentos impulsivos e sensações físicas ou emocionais.

A ação dessas entidades pode ser muito prejudicial, levando a pessoa a ter pensamentos sombrios e negativos, além de incitar comportamentos destrutivos e violentos.

Embora existam influências negativas provenientes do meio espiritual, a vontade e a escolha de cada pessoa são determinantes na manifestação dessas forças. Para evitar desconfortos causados por essas influências, é necessário se esforçar em elevar-se espiritualmente e agir com bondade. Dessa forma, a responsabilidade pelos pensamentos e comportamentos é sempre individual, e quando se busca o bem-estar próprio e dos outros através de atitudes positivas, é possível atrair influências benéficas de espíritos elevados.

Claudia Barbosa é voluntária na A.B.C. Espírita Batuira.

INFLUÊNCIA ESPIRITUAL
Compartilhe o espiritismo!

4 ideias sobre “INFLUÊNCIA ESPIRITUAL

  • 13 de junho de 2023 em 18:35
    Permalink

    Claudia obrigado por nos recordar assunto tão importante e que tanta diferença faz em nossa evolução. Como diz Allan Kardec, essa influência é muito maior do que imaginamos. A nossa sintonia determina a influência que estamos recebendo. Ao que nos dirigem nossos pensamentos, palavras e atitudes? Jesus ao nos dizer para “Vigiar e Orar” se referiu exatamente a essas influências às quais estamos sujeitos. Influenciamos e somos influenciados. Qual teor da energia que emana de nós? Qual teor ou vibração das energias que chegam até nós? Eu, que como todos nós, passei pelo “lado sombrio” das influências menos positivas. Fui alertado, mesmo assim permiti que se aproximassem de mim gerando consequências com as quais estou lidando. Assim é o nosso aprendizado, a nossa evolução. Muito obrigado por nos fazer refletir em tão importante tema minha amiga.

    Resposta
  • 13 de junho de 2023 em 19:08
    Permalink

    Muito bom Cláudia! Gratidão ❤

    Resposta
  • 15 de junho de 2023 em 10:44
    Permalink

    Estamos vivenciando situações nas quais a “vigilância” é fundamental, principalmente para àquele que ora adquiriu o grau de conhecimento suficiente para discernir escolhas mais assertivas.

    Resposta
  • 18 de junho de 2023 em 09:11
    Permalink

    Claudia, muito obrigada pelas linda mensagem, adorei e lembro da importância de ORAR, VIGIAR SEM CESSAR. beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *