MELHORANDO SEMPRE
Por Carlos Magalhães
Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que se encontram diante de mim.
Paulo ( Filipenses, 3:13)
O fruticultor, com o objetivo de colher os melhores frutos, recorre à enxertia. Nós, desejosos de nos tornarmos a cada dia melhores como espíritos a caminho da perfeição, recebemos minucioso cuidado por parte de Deus pois, na verdade, somos ainda plantas espirituais.
Assim como ocorre à arvore frutífera, nós apresentamos, na nossa existência, diferentes períodos: sementeira, germinação, adubação, desenvolvimento, utilidade, florescência, frutificação e colheita. Também assim como o agricultor se desdobra em cuidados para garantir colheita farta, Deus nos assiste intensamente nos momentos de alegria e tristeza, facilidade e dificuldade, calmaria e tormenta, êxito e fracasso, dor e pranto que são circunstâncias naturais na vida humana, nas quais ocorrem diferentes oportunidades de elevação, para nos tornar melhores sempre, menos imperfeitos a cada dia; é a boa colheita.
Nessas circunstâncias, sobretudo nas adversidades, Deus nos concede preciosos recursos como acréscimo, no conhecimento, razão e sentimento.
Ocorre que somos “árvores conscientes” com o livre arbítrio para aceitar ou não os elementos renovadores, sejam de alegrias ou dores, registrando ou não a presença de Deus, aceitando-a, valorizando-a ou desprezando-a.
Se andamos com fé e confiança irrestrita em Deus, com o propósito de elevação espiritual no mundo material, recebemos “ O Acréscimo Divino” afastando a incredulidade que isola a nossa mente e nos mantém presos ao imediatismo da vida exclusivamente material.
O acréscimo Divino para nós é a enxertia usada pelo fruticultor. Ocorre para todos, muitos, porém não o registram nos recessos do espírito, como força promotora do nosso progresso.
A fé humana nos impulsiona rumo às conquistas individuais e a fé Divina, fonte do amor de Deus, dá sentido à nossa vida relacional onde temos a oportunidade de reconhecer em nós os sinais do progresso alcançado, e que todos nós almejamos, ou seja, melhorar sempre.
(Fontes: Epistola de Paulo aos Filipenses
Fonte Viva – Chico Xavier/Emmanuel)
BOM DOMINGO A TODOS.
Carlos Magalhães é voluntário na Casa dos Essênios em Sorocaba.
Belas palavras. Que possamos alimentar nossa fé diariamente e aproveitar as oportunidades que recebemos a todo momento.
Ótima reflexão meu amigo Carlos!! O Acréscimo Divino nos é dado a cada instante é só nos abrirmos para recebe-lo em abundância!! Gratidão!!❤
Bons pontos de reflexão. Aprender com o passado, corrigir rumos no presente e construir um futuro rumo a Deus. Parabéns 😘
Professor gratidão por suas belas palavras. Que possamos melhorar sempre, inclusive nas adversidades que são oportunidades que nós recebemos da espiritualidade amiga para evoluir, para crescer, aprender e se transformar. Que tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir, como nos disse o Mestre para que possamos aproveitar todos esses momentos. Tudo concorre para o bem, até o que hoje, na nossa visão, é ausência do bem.