Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua (André Luiz, Agenda Cristã, lição 31)
Por Nelia Naldi de Oliveira
Exigir, exigir, exigir…
Esta é a palavra que está em primeiro lugar no dicionário dos orgulhosos.
Exigimos que as pessoas sejam perfeitas. Exigimos que as pessoas façam aquilo que queremos. Exigimos que as pessoas nos aceitem como somos. Exigimos que as pessoas nos amem. Exigimos que as pessoas sejam educadas conosco.
E nós? O que é que nós, cada um de nós, exige de si mesmo, no dia a dia?
Exigimos de nós mesmos ser perfeitos? Exigimos de nós mesmos fazer aquilo que as pessoas esperam de nós? Exigimos de nós mesmos aceitar os outros como eles são? Exigimos de nós mesmos amar as outras pessoas? Exigimos de nós mesmos ser educados com o próximo?
A resposta, todos nós sabemos, é NÃO.
É muito difícil sermos perfeitos, fazermos aquilo que as pessoas esperam de nós, aceitarmos os outros como eles são, amarmos o nosso próximo…
Mas não é tão difícil assim sermos educados com aqueles que estão ao nosso redor. Não estou nem falando em gentileza. EDUCAÇÃO. Só isso.
Vamos iniciar o caminho tentando dar o exemplo e tentando ser, APENAS, educados?
Nelia Naldi de Oliveira é tarefeira do SECE Gabriel Delanne e da União Espírita Sorocabana
Olá Nélia. Suas reflexões me conduzem à questão dos julgamentos. O quanto julgamos o próximo por “exigirmos” dele atitudes que não temos ainda. Os julgamentos que tornam “superiores” por termos a falsa impressão de sermos melhores que o próximo. Ledo engano de nossa parte. A verdadeira educação reside na aceitação do próximo e de si mesmo como é de fato. Gratidão Nélia.
É fundamental aprimorar primeiramente a si mesmo por meio da autoeducação, só assim, estaremos em condições de advertir alguém.
Obrigada pela reflexão Nélia 🌷
Como é bom saber que temos a oportunidade da auto educação buscar novos conhecimentos e enriquecer conceitos e valores. Gratidão pela oportunidade de refletir e perceber que nosso conhecimento está sempre.em.constante alterando crescendo. Beijos