O CAMINHO PARA O PERDÃO
Por Helenita Muradás Mizael
Uma palavra tão pequena e tão gigante atingindo uma dimensão que pode transformar vidas.
Mas afinal de contas o que é perdoar? Por que sentimos tanta dificuldade nesse ato?
Segundo o dicionário da língua portuguesa perdão é o ato que uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era o seu dever.
Perdoar é um ato de grandeza emocional, esquecer uma ação/uma mágoa, recomeçar e ainda oferecer uma nova oportunidade de fazer novamente, de aprender – individualmente ou coletivamente de buscar FAZER aprender com seus erros buscando novas estratégias de acerto e acima de tudo tirar uma lição positiva.
Perdoar é uma verdadeira caridade, humildade de aceitar que erramos, vencendo nosso orgulho e enxergar que recebemos uma nova oportunidade para ACERTAR.
A doutrina espírita apesenta que a reencarnação, é um grande momento para o perdão; para acertar nossos erros e aceitar nossas fraquezas tornando possível a reparação o aprendizado.
Na reencarnação é o momento que temos para acertar as arestas com aqueles que ferimos anteriormente; assim recebemos um presente que é a reencarnação e por meio da ferramenta mais poderosa chamada AMOR que a sabedoria e misericórdia divina entrega de forma mais genuína para que possamos aprender e ressignificar nossos erros.
O mestre Jesus deixou em seus ensinamentos “amar ao próximo como a ti mesmo” – isso é esquecer o orgulho daquele que te feriu e devolver com amor o sentimento mais nobre, puro e verdadeiro que corrige e edifica todos os corações.
Lembre-se que o primeiro beneficiário é sempre aquele que tem a atitude de MUDAR, dar o primeiro passo, de transformar a si mesmo para a nossa transformação individual. Todos estamos num planeta expiações e provas e recebemos diariamente a oportunidade para RECOMEÇAR.
Perdoar é a oportunidade de fazer novamente, de devolver com amor, transformar ações e atitudes e tornando assim mais leve a lei suprema de ação e reação, todos somos aprendizes na escola da vida e estamos aqui para aprender e somos testados de nosso aprendizado nas tarefas cotidianas.
Helenita Muradás Mizael é voluntária no Grupo Fraternal Francisco de Assis em SP, filiado à União Fraternal dos Discípulos de Jesus
Perdoar…ato de se libertar, de vencer a si mesmo, reconhecer que os grilhões do pretérito se rompem e nos podemos alçar voo ao encontro de nosso eu divino! Excelente texto querida Helenita! Parabéns!! 😘⚘☘🙏🙏
Perdoar, ato de nos libertar…romper os grilhões do pretérito, vencer a nós mesmos e alçar voo rumo a conquista de nosso eu divino que nos liberta do ego adoecido pelas mágoas guardadas…
Ótima reflexão Helênica! Gratidão!
Parabéns pela reflexão Helenita. A grande libertação é a de quem perdoa e segue, mais apto para novos desafios. Que possamos nos lembrar disso nas dificuldades da vida.
Muito bela, Helenita, é a oportunidade que vc nos traz com essa reflexão sobre o perdão, reforçando o nosso entendimento, a compreensão, num amoroso convite ao excercicio cada vez mais frequente.
Obrigado.
O perdão liberta aquele que perdoa, permite a ele, avançar na escala evolutiva. A falta de perdão é uma chaga da humanidade, e se faz necessário praticá-lo, pois desejamos e pedimos constantemente a “Deus que nos perdoe”.
Excelente reflexão!
Excelente oportunidade de aprendizado e de recomeço a cada despertar para o perdão . Obrigada por compartilhar 👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns pela reflexão .
Gratidão pelas lindas palavras Helenita. Perdoar as ofensas recebidas de coração é para mim o grande aprendizado com vistas à nossa evolução moral. Quando praticamos o perdão compreendemos o momento de cada ser, as provas que ele enfrenta e temos a oportunidade de olharmos para dentro de nós, pois o auto perdão também é pouco praticado por nós. Perdoar sempre, 70 vezes 7 vezes, cada falta cometida, disse-nos o Mestre. Desenvolver a capacidade do perdão sincero é uma conduta de seres mais elevados, que já superaram as mazelas da matéria. Chegaremos lá, não tenho dúvidas disso. A oportunidade de reflexão que o texto nos oferece é uma benção do Mestre chegando até nós. Olhos de ver e ouvidos de ouvir, absorver o aprendizado e colocá-lo em prática. Assim galgamos os degraus de nossa jornada evolutiva.
Helenita, amei suas colocações. Ainda agora estava conversando com uma amiga sobre esse tema. Emprestei para ela o livro Uma vida pelo seu perdão é maravilhoso como suas reflexões ampliaram meus horizontes. Gratidão
Muito bom Helenita. Perdoar, é um ato libertador de nós mesmos.
Querida Helenita, parabéns e que Jesus te abençoe sempre em sua evolução espiritual.
Gratidão por você haver partilhado conosco esta jóia de texto, impregnado das lições dO Nosso Mestre JESUS, como tudo que sai da sua elevada espiritualidade, amiga Helenita !!!
Helenita, o perdão é um tema muito caro ao meu coração. Obrigada por compartilhar suas reflexões tão oportunas. ❤️😘