O CAMINHO PARA O PERDÃO

Por Helenita Muradás Mizael

Uma palavra tão pequena e tão gigante atingindo uma dimensão que pode transformar vidas.

Mas afinal de contas o que é perdoar? Por que sentimos tanta dificuldade nesse ato?

Segundo o dicionário da língua portuguesa perdão é o ato que uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era o seu dever.

Perdoar é um ato de grandeza emocional, esquecer uma ação/uma mágoa, recomeçar e ainda oferecer uma nova oportunidade de fazer novamente, de aprender – individualmente ou coletivamente de buscar FAZER aprender com seus erros buscando novas estratégias de acerto e acima de tudo tirar uma lição positiva.

Perdoar é uma verdadeira caridade, humildade de aceitar que erramos, vencendo nosso orgulho e enxergar que recebemos uma nova oportunidade para ACERTAR.

A doutrina espírita apesenta que a reencarnação, é um grande momento para o perdão; para acertar nossos erros e aceitar nossas fraquezas tornando possível a reparação o aprendizado. 

Na reencarnação é o momento que temos para acertar as arestas com aqueles que ferimos anteriormente; assim recebemos um presente que é a reencarnação e por meio da ferramenta mais poderosa chamada AMOR que a sabedoria e misericórdia divina entrega de forma mais genuína para que possamos aprender e ressignificar nossos erros.

O mestre Jesus deixou em seus ensinamentos “amar ao próximo como a ti mesmo” – isso é esquecer o orgulho daquele que te feriu e devolver com amor o sentimento mais nobre, puro e verdadeiro que corrige e edifica todos os corações.

Lembre-se que o primeiro beneficiário é sempre aquele que tem a atitude de MUDAR, dar o primeiro passo, de transformar a si mesmo para a nossa transformação individual. Todos estamos num planeta expiações e provas e recebemos diariamente a oportunidade para RECOMEÇAR.

Perdoar é a oportunidade de fazer novamente, de devolver com amor, transformar ações e atitudes e tornando assim mais leve a lei suprema de ação e reação, todos somos aprendizes na escola da vida e estamos aqui para aprender e somos testados de nosso aprendizado nas tarefas cotidianas.

Helenita Muradás Mizael é voluntária no Grupo Fraternal Francisco de Assis em SP, filiado à União Fraternal dos Discípulos de Jesus

O CAMINHO PARA O PERDÃO
Compartilhe o espiritismo!

12 ideias sobre “O CAMINHO PARA O PERDÃO

  • 3 de julho de 2022 em 11:40
    Permalink

    Perdoar…ato de se libertar, de vencer a si mesmo, reconhecer que os grilhões do pretérito se rompem e nos podemos alçar voo ao encontro de nosso eu divino! Excelente texto querida Helenita! Parabéns!! 😘⚘☘🙏🙏

    Resposta
  • 3 de julho de 2022 em 11:45
    Permalink

    Perdoar, ato de nos libertar…romper os grilhões do pretérito, vencer a nós mesmos e alçar voo rumo a conquista de nosso eu divino que nos liberta do ego adoecido pelas mágoas guardadas…
    Ótima reflexão Helênica! Gratidão!

    Resposta
  • 3 de julho de 2022 em 12:32
    Permalink

    Parabéns pela reflexão Helenita. A grande libertação é a de quem perdoa e segue, mais apto para novos desafios. Que possamos nos lembrar disso nas dificuldades da vida.

    Resposta
    • 4 de julho de 2022 em 09:10
      Permalink

      Muito bela, Helenita, é a oportunidade que vc nos traz com essa reflexão sobre o perdão, reforçando o nosso entendimento, a compreensão, num amoroso convite ao excercicio cada vez mais frequente.
      Obrigado.

      Resposta
      • 6 de julho de 2022 em 08:23
        Permalink

        O perdão liberta aquele que perdoa, permite a ele, avançar na escala evolutiva. A falta de perdão é uma chaga da humanidade, e se faz necessário praticá-lo, pois desejamos e pedimos constantemente a “Deus que nos perdoe”.
        Excelente reflexão!

        Resposta
  • 3 de julho de 2022 em 13:24
    Permalink

    Excelente oportunidade de aprendizado e de recomeço a cada despertar para o perdão . Obrigada por compartilhar 👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns pela reflexão .

    Resposta
  • 3 de julho de 2022 em 22:17
    Permalink

    Gratidão pelas lindas palavras Helenita. Perdoar as ofensas recebidas de coração é para mim o grande aprendizado com vistas à nossa evolução moral. Quando praticamos o perdão compreendemos o momento de cada ser, as provas que ele enfrenta e temos a oportunidade de olharmos para dentro de nós, pois o auto perdão também é pouco praticado por nós. Perdoar sempre, 70 vezes 7 vezes, cada falta cometida, disse-nos o Mestre. Desenvolver a capacidade do perdão sincero é uma conduta de seres mais elevados, que já superaram as mazelas da matéria. Chegaremos lá, não tenho dúvidas disso. A oportunidade de reflexão que o texto nos oferece é uma benção do Mestre chegando até nós. Olhos de ver e ouvidos de ouvir, absorver o aprendizado e colocá-lo em prática. Assim galgamos os degraus de nossa jornada evolutiva.

    Resposta
  • 3 de julho de 2022 em 22:42
    Permalink

    Helenita, amei suas colocações. Ainda agora estava conversando com uma amiga sobre esse tema. Emprestei para ela o livro Uma vida pelo seu perdão é maravilhoso como suas reflexões ampliaram meus horizontes. Gratidão

    Resposta
  • 4 de julho de 2022 em 12:59
    Permalink

    Muito bom Helenita. Perdoar, é um ato libertador de nós mesmos.

    Resposta
  • 4 de julho de 2022 em 14:57
    Permalink

    Querida Helenita, parabéns e que Jesus te abençoe sempre em sua evolução espiritual.

    Resposta
  • 5 de julho de 2022 em 17:53
    Permalink

    Gratidão por você haver partilhado conosco esta jóia de texto, impregnado das lições dO Nosso Mestre JESUS, como tudo que sai da sua elevada espiritualidade, amiga Helenita !!!

    Resposta
  • 14 de agosto de 2022 em 20:32
    Permalink

    Helenita, o perdão é um tema muito caro ao meu coração. Obrigada por compartilhar suas reflexões tão oportunas. ❤️😘

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *