O Cristo Redivivo
Por Aloise Gaio
Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.
(S. JOÃO, 14:15 a 17 e 26.)
Jesus sempre esteve conosco, envolvendo-nos em seu amor e benevolência, nos orientando desde os tempos mais distantes, através de seus emissários, portadores das palavras que iluminaram as trevas de cada tempo.
Moisés foi um marco, a Primeira revelação – veio estabelecer as bases da justiça e do direito.
A Segunda Revelação é Jesus, que esteve entre nós trazendo a Boa Nova, os fundamentos da verdade e do amor, lançou a semente de sua mensagem deixando para a maioria ainda inconsciente o caminho para o Reino de Deus. Mas principalmente o verbo da transformação.
Mas repletos de condicionamentos e enganos, passamos os séculos embotando a mensagem do Mestre nas práticas exteriores, no orgulho e egoísmo.
Mas como Jesus sempre esteve nos auxiliando em nosso crescimento, no momento certo nos enviou o Consolador, aquele que não nos deixará jamais, pois estará em nós.
O Espiritismo – a Terceira Revelação, veio cumprir a promessa de Jesus e recordar suas palavras e ensinos, para que agora mais amadurecidos e conscientes possamos entender e praticar, mais que isso, viver em Cristo. O Espiritismo é a verdade resgatada, é o Cristo Redivivo que está pronto para viver em nós, mas nós, estamos prontos para viver em Cristo?
Essa pergunta geralmente nos remete ao fanatismo e restrições, outro engano. Esse movimento é gradual e se faz pela reflexão e autoavaliação. Não está na ação externa, mas no encontro íntimo conosco. Passa pela autoaceitação, compreendendo que somos falíveis e que nossas atitudes fazem parte do nosso conhecimento naquele momento, mas sem perder a boa vontade de buscar nos ensinos de Jesus a palavra que nos fortaleça e auxilie a seguir em frente.
Que nesse momento de Isolamento, possamos entender que mais uma vez Jesus nos chama para a reflexão íntima, avaliando os tesouros conquistados e o que estamos fazendo deles.
Que em vez de nos debatermos diante das mudanças externas, possamos silenciar o Homem Velho para que o Novo possa vir a luz!
Aloise Gaio é voluntária no Centro Espírita Batuíra, onde atua no Departamento de Ensino.
Sábias e abençoadas palavras…que possam adentrar em nossas vidas para sempre… graças
Muito bom o texto matetial muito útil para conhecimento e pesquisa. Grátídâo