O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO

Por Carlos Magalhães

“Se podes? Tudo é possível àquele que crê”  (Marcos 9:23)

“Se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar” Paulo (Romanos, 11:23)

A fé, seja ela humana ou Divina, é a nossa sustentação. A fé humana nos impulsiona rumo às conquistas individuais e a fé Divina dá sentido à nossa vida relacional justificando-a nossa transitória passagem por este mundo.

Dada a fragilidade da fé em nós, recebemos frequentemente o acréscimo Divino que nos capacita a realizar, na semeadura do bem comum, aquilo que, apenas com os recursos das conquistas pessoais, ainda não conseguimos. É O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO DIVINO.

Assim, por ele fortalecidos seguimos em frente confiantes, nos transformando interiormente, melhorando sempre e contribuindo para a transformação do mundo, no pequeno ou grande universo das nossas  realizações.

Como um agricultor zeloso que ama a terra e à ela acrescenta, através da adubação, os nutrientes necessários para garantir a produção de melhores frutos, mais viçosos e saborosos, Deus concede aos seus filhos condições favoráveis para o crescimento espiritual apontando caminhos com suas leis, modificando circunstâncias  desfavoráves, nos intuindo na busca e nos fortalecendo sempre mais a medida em que nos tornamos mais receptivos.

    “A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso compreender”

              (Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.XIX item 7)

Nós somos, na verdade, “plantas espirituais frágeis” que se desenvolvem, sob o misericordioso cuidado Divino, para oferecer o melhor de nós onde Ele nos   colocou.

Como árvore frutífera que do plantio à colheita passa pela germinação, desenvolvimento, florescência e frutificação, vivemos períodos  diferenciados  ao longo da atual existência; são estágios de maiores ou menores possibilidades e  realizações,   de acordo com as nossas necessidades e compromissos assumidos antes de aqui chegarmos.

Esses estágios trazem no seu conteúdo diferentes estados emocionais, alegria ou tristeza, dificuldades ou facilidades materiais, risos e lágrimas, êxitos ou fracassos, mas em todos eles podemos extrair motivos para elevação espiritual quando a fé guia nossos passos e vivemos em comunhão com Deus. Dele, através dos seus mensageiros de amor e luz,

nos chegam o precioso e misericordioso acréscimo com vistas ao nosso desenvolvimento no conhecimento, razão e sentimentos.

Somos, entretanto, “árvores conscientes” com o livre arbítrio para aceitar ou não os elementos renovadores, registrar as bençãos de Deus ou desprezá-las.

Se já nos sensibilizamos para o projeto de elevação espiritual, abrimos a nossa mente e o coração para registrarmos o acréscimo que nos chega, potencializando a coragem e afastando a incredulidade que nos mantém presos ao imediatismo do mundo material.

O acréscimo misericordioso ocorre para todos, muitos porém não o registram nos recessos do espírito. O misericordioso acréscimo é recurso   disponibilizado por Deus Pai para que todos seus filhos tenham vida abundante. Muita paz a todos!  

Carlos Magalhães é voluntário na Casa dos Essênios.     

FONTES: Novo Testamento, Epistola de Paulo aos Romanos e ESE  Cap.XIX – item 7 

O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO
Compartilhe o espiritismo!

13 ideias sobre “O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO

  • 26 de junho de 2022 em 12:31
    Permalink

    Que Jesus ilumine nossos passos para que possamos ter fé hoje e sempre. Lindas palavras de reflexão diária.

    Resposta
    • 26 de junho de 2022 em 13:06
      Permalink

      Obrigada Carlos, excelente reflexão! Importante lembrar que o amparo está amplamente disponível para todos nós, o que muda é a sintonia, a humildade de reconhecer sua necessidade em nossas vidas.

      Resposta
      • 27 de junho de 2022 em 18:05
        Permalink

        Oi Lucia! Obrigado.Com suas palavras e observações esclarecedoras tambem estou aprendendo.
        Boa Noite.

        Resposta
    • 27 de junho de 2022 em 00:03
      Permalink

      Professor Carlos, obrigado pelas palavras.
      Com seu carinho peculiar de sempre, nos faz refletir quantas oportunidades temos para crescer e evoluir espiritualmente.
      Um grande abraço 😊

      Resposta
      • 27 de junho de 2022 em 18:20
        Permalink

        Oi Danilo!
        Obrigado.Vc sabe que ouço atentamente as suas palavras e, claro, aprendo sempre.
        Um abraço.

        Resposta
    • 27 de junho de 2022 em 17:56
      Permalink

      Oi Helenita!Obrigado pela atenção.Unidos somos fortes na fé.
      Boa Tarde!

      Resposta
  • 26 de junho de 2022 em 12:52
    Permalink

    “Como plantas frágeis porém conscientes vamos florescer e frutificar onde a Misericordia Divina nos plantar”…excelente texto meu amigo Carlos Magalhães! Gratidão!!
    Karis

    Resposta
    • 1 de julho de 2022 em 12:28
      Permalink

      Olá, amiga!
      Obrigado pelo seu valioso estímulo, apoio e atenção.
      Abraço.

      Resposta
  • 26 de junho de 2022 em 22:19
    Permalink

    A fé, a confiança em Deus sempre tem sido um sentimento de altos e baixos para nós. Em alguns momentos temos uma fé intensa, em outros vacilamos. Assim é pois ainda não conquistamos aquela fé a que Jesus se referiu que transportaria montanhas mesmo sendo do tamanho de um grão de mostarda. Por essas vacilações nossas Deus nos concede o Misericordioso Acréscimo que o querido irmão Carlos bem lembrou.
    Teremos quantas oportunidades forem necessárias. Jesus sem comprometeu em resgatar TODAS as ovelhas. Nenhuma jamais ficará perdida ou para trás. O caminho, a trajetória é nossa escolha. Falhar, cair ou vacilar são aprendizados com vistas ao futuro redentor onde cada vez mais falharemos menos, galgando o caminho de Luz que o Mestre traçou para nós. Gratidão por essa linda reflexão Prof. Carlos.

    Resposta
    • 1 de julho de 2022 em 12:33
      Permalink

      Olá,Sergio!
      Obrigado pelo apoio com sábias palavras e considerações.
      Juntos a nossa caminhada é bem melhor.
      Abraço.

      Resposta
  • 30 de junho de 2022 em 21:38
    Permalink

    Profundo o ensinamento do bem viver. Obrigado pelo convite a reflexão e da forma simples em que foi colocada cada uma das palavras. Você é realmente um Professor.

    Resposta
    • 1 de julho de 2022 em 12:39
      Permalink

      Obrigado, amigo querido.
      Quantas ensinamentos juntos aprendemos.
      Valiosa é a sua presença no meu caminho.
      Forte abraço.

      Resposta
  • 14 de agosto de 2022 em 20:30
    Permalink

    Carlos, suas palavras me inspiraram. A misericórdia de Deus é imensa e ainda não nos demos conta desse acréscimo por amor. Gratidão 😊

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *