
O poder da palavra
A língua tem poder para construir ou destruir uma vida. Quem usa bem suas palavras receberá seus benefícios. (Provérbios 18:21)
O dom da fala é um presente de Deus aos seres humanos e ainda não aprendemos a valorizar. Jesus sempre usou com sabedoria este dom e nos ensinou, através de suas parábolas, o poder das palavras. Mas, distraídos que somos, ainda as usamos de forma displicente e sem consciência.
Palavras podem levantar um espírito em lutas difíceis, educar uma criança, transmitir amor e confiança. Mas também podem destruir famílias e relacionamentos, causar discórdia entre nações, levar dor e sofrimento. Que nossas palavras estejam repletas dos nossos mais nobres sentimentos, buscando seguir Jesus.
“Não há quem consiga enganar a realidade espiritual. Se, porventura a tua mente criar pensamentos inferiores e o teu coração alimentar sentimentos negativos, a tua forma de falar o denunciará (…) não avalias o quanto de mal poderás acarretar àqueles que te ouvem. Pela justiça, és, portanto, responsável pelo que falas ao teu irmão.” (Miramez, João Nunes Maia. Horizontes da Fala. cap.46)
De acordo com Miramez, a fala mostra o que há em nossos corações e deve ser disciplinada. Orar e vigiar. Vigiar nossos pensamentos e sentimentos e orar em busca de inspiração dos nossos irmãos maiores para limpar nosso coração e mente. Falar de forma consciente, faz da palavra uma fonte de luz para quem fala e para quem escuta. Somos responsáveis por todo o mal que causamos com nossas palavras.
Usemos então as três peneiras de Sócrates antes de falarmos algo sobre alguém:
É verdade? (nós temos argumentos ou fatos para o que vamos falar ou é apenas nossa opinião? Vimos ou só ouvimos de alguém?).
É bom? (nós gostaríamos que alguém falasse do mesmo sobre nós?).
É necessário? (o que falaremos pode ser útil? O que falaremos pode prejudicar alguém? Precisamos divulgar com o propósito de auxiliar ou inibir atitudes maldosas ou só estamos disseminando boatos?)
Analisando nossas últimas conversas será que elas passariam pelas três peneiras?
Jesus, o Amor em ação, nos ajuda a cada passo do caminho para que possamos ser Mestres de nossa fala, contribuindo para a harmonia da vida, equilibrando nossas mentes. Que de nossas bocas somente a verdade saia e sempre iluminada de amor.
Para nossa reflexão deixo a seguinte questão:
Como posso usar minha palavra para construir e edificar os valores de Jesus?
Paz e Luz a todos.
Analu
“Precisamos cuidar do que sai de nossas bocas!” Parabéns Analu, ótima reflexão!! Obrigada! Karis