O Tesouro Enferrujado

Por Helenita Muradás Mizael 

Essa lição nos faz refletir sobre a necessidade do desapego, do amor e do perdão. Quantos de nós ficamos presos a sentimentos que nos engessam e impedem nosso desenvolvimento amplo, “nossa casa, nosso carro, nosso trabalho”, perdemos oportunidades de crescer buscar novos caminhos para ampliar a visão de mundo e traçar situações novas para nos permitir conquistar novas oportunidades. 

Quanto tesouro estamos deixando enferrujar em nosso interior por ainda estar apegados a emoções do passado, conservando memórias materiais que estão dentro de cada um nós e faz com que não nos permita evoluir. Nos tornando egoístas conosco por não deixar as mudanças acontecerem, um trabalho longo de muito esforço pessoal fazendo um trabalho interno… um trabalho que exige ressignificação dos conceitos existente hoje e o que de fato almejamos em nossa trajetória.

Vale lembrar da importância de cada um neste mundo que habitamos e lutamos dia a dia, nascemos de um ventre iluminado que permitiu ser nossa moradia por 9 meses, crescendo, desenvolvendo mês a mês até que rompemos a bolsa que nos envolvia e nascemos com propósitos individuais e únicos…  ao longo de nossa encarnação vamos sim desenvolvendo nossas habilidades e conquistando nosso          espaço      e       nossa        autonomia,        trabalhando sentimentos, sensações e conquistando mudanças, criando oportunidades para vencer nossas dificuldades e EVOLUIR. 

Então eu lhe pergunto: Quais são seus tesouros? Tesouros da evolução de cada novo dia, que eu possa ser melhor do que ontem. A vida é uma transformação diária, onde o amor e o perdão estão presentes em vários aspectos de nossa vida, trago nesse momento esse ponto para refletir e sim aprender a perdoar tudo aquilo que enferruja em nossos corações causando tantos males em nossas rotinas, perdoando aquele que um dia nos feriu e deixar que a vida prossiga.

FAZER O BEM, SEM OLHAR A QUEM… perceber que quanto mais perdoamos mais somos perdoados e amando sem aprisionar, a doutrina espírita ensina sobre o auto amor  que eleva que transforma, o amor que perdoa, o AMOR que eleva de patamar e proporciona o movimento perfeito para prosseguir.

O tesouro enferrujado é que possamos libertar todas as ancoras que impedem de passar para o próximo nível em nossas caminhadas diárias, buscar novos acessos para construir novas rotas e essencialmente viver mais leve, viver de forma ampla percorrendo por todas as áreas de nossa vida sem excesso de bagagem dificultando nosso movimento, todos os campos de nossas vidas é isso que a lição nos traz: DESAPEGO de nossas emoções, sentimentos e ações que impedem nosso amadurecimento.

Quando nos deparamos com esta lição, nossa primeira reação é sentir-se chocado de como estamos prosseguindo… paramos refletimos e percebemos que nos mistérios da vida existem sim detalhes que valem a pena pensarmos e reavaliar para reprogramar e seguir… nossa trajetória pela encarnação está recheada por acertos e ressignificação  aprendizados diários possibilitando nossa evolução, retirando conceitos e valores permitindo a remoção das ancoras que nos conduzem a transformação.

Que possamos hoje remover tudo aquilo que impede nossa felicidade e criar novas atitudes para atualizar nossos conceitos propiciando nosso AMADURECIMENTO.

Helenita Muradás Mizael é voluntária no Grupo Socorrista Francisco de Assis da União Fraternal em SP.

O Tesouro Enferrujado
Compartilhe o espiritismo!

13 ideias sobre “O Tesouro Enferrujado

  • 16 de abril de 2023 em 19:58
    Permalink

    Parabéns pelo artigo!!! Ficou muito bom.

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 19:58
    Permalink

    Parabéns pelo artigo!!!

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 20:00
    Permalink

    Parabéns pelo artigo!!! Realmente esse é um tema fascinante e traz uma perspectiva interessante.

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 20:02
    Permalink

    Parabéns pelo artigo!!! Realmente esse é um tema muito fascinante.

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 20:21
    Permalink

    Muito significativo tudo isso.
    Desapegar parece fácil, mas não é.
    Trabalhar o perdão e o amor a quem nos magoa, exige um amadurecimento enorme….mas é possível.
    Devemos tentar sempre até conseguirmos.

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 21:19
    Permalink

    Estamos qui, para aprendizado, resgate.
    E temos todos os dias pra tentarmos melhorar.

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 21:32
    Permalink

    Sem dúvidas o deixar ir, o desapegar de emoções, situações que nos prende ao passado é nos libertar para o futuro. Quando a gente se permite limpar, aprendemos a lidar com o “vazio” que fica para que o novo venha!!!! Que nossos braços estejam sempre abertos, assim tudo floresce na certeza de que tudo é para nosso melhor!!!

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 21:56
    Permalink

    Profundo e sábio texto nos convidando a refletir sobre o único tesouro que trazemos e levaremos quando partirmos desse planeta. Parabéns, Helenita !

    Resposta
  • 16 de abril de 2023 em 22:00
    Permalink

    Lenita como sempre direta ao ponto. Eu luto dia a dia para polir meus tesouros, bem sempre acerto, mas sigo em frente. Obrigada por tanto.

    Resposta
    • 17 de abril de 2023 em 08:09
      Permalink

      Nossa rotina está repleta de aprendizado só basta abrir os nossos olhos. Gratidão

      Resposta
    • 18 de abril de 2023 em 16:06
      Permalink

      HElenita, excelente texto que tem tudo a ver com a nossa reforma interior. Este texto é pra ser lido e relido várias vezes, para grava-lo em nosso subconsciente e fazer florescer o tesouro das virtudes. Isso que Jesus nos ensinou. Parabéns e obrigada.

      Resposta
  • 17 de abril de 2023 em 06:16
    Permalink

    Maravilhosa mensagem bjsss
    💋

    Resposta
  • 17 de abril de 2023 em 14:17
    Permalink

    Muito bom, Helenita!! Excelente reflexão!!!
    Parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *