O valor da fé
O Evangelho de Jesus vem ampliando o olhar do Espírito para a imortalidade, desenvolvendo no pensamento novos sentimentos que vão se alinhando com as Leis Divinas. O Mestre tem-nos ensinado o valor da fé, demonstrando em todas suas ações a confiança em Deus. Confiar de verdade para que se consolide no pensamento a estruturação da fé. A fé é uma construção pessoal, que dá direção ao pensamento e à vontade, para que o Espírito avance dentro do seu processo evolutivo.
“Ninguém chegará ao Pai a não ser por mim”. Esta afirmativa é o convite para irmos ao encontro do caminho ensinado pelo Mestre: “Fora da caridade não há salvação”. O caminho do bem promove mudanças expressivas, tanto no pensamento quanto no sentimento, convidando o Ser espiritual a sentir e perceber o valor dos relacionamentos espirituais.
Relacionar-se com o outro como Espírito, procurando reconhecer o seu tempo e suas necessidades evolutivas. Esse é o caminho que se abre para todos nós, o caminho da caridade moral que deve ser iniciado no instituto familiar. É no lar que estão os Espíritos que fazem parte de nossas injunções reencarnatórias, nas quais a oportunidade de voltarmos juntos é da mais alta importância para a modificação dos nossos sentimentos.
As interpretações dos ensinamentos trazidos no Evangelho dão ao pensamento uma nova construção mental e um novo direcionamento às ideias. Isso ocorre devido à participação ativa de dois atributos: a inteligência e a vontade. São eles que promovem a dinâmica mental que atua na razão e na consciência. Sem o uso da razão, a fé perde todo o seu sentido, por estar distante dos princípios sustentados por um pensamento inteligente e dinâmico. E essa dinâmica é estimulada pela vontade, que tem força motriz para alavancar o progresso do Espírito.
A fé é o corolário de luz que ilumina a estrutura mental. É fonte que renova o pensamento, por estar alicerçada no mais vivo conhecimento, que move a vontade, amplia os horizontes do pensamento, cultivando nele a esperança de realizar novas atitudes que serão compreendidas de forma inteligente.
A fé tem seu valor em todas as circunstâncias da vida, tanto como Espírito encarnado, como desencarnado. “No desabrochar de uma flor, a néctar exala o seu aroma envolvente trazendo a lembrança de uma Natureza viva, que adormece no primeiro momento que lhe falta o nutriente necessário para o seu fortalecimento”. A fé é o caminho a ser construído e edificado no pensamento para que esse se torne sólido como uma rocha. Este pensamento está alinhado com a verdade, permitindo que o caminho do Espírito esteja pautado no discernimento, demonstrando o bom senso em suas ações.
Referência: O Valor da Fé; Alzira Bessa França Amui
Claudia S. Barbosa é voluntária na ABC Espírita Batuira em Sorocaba-SP
Parabéns Cladinha, excelente texto! Gratidão!! ❤🌹😘😘