Oportunidades
Por Lúcia Pecora
Esta palavra norteia nossa passagem pelo plano material como espíritos encarnados. Provas, expiações, situações e pessoas difíceis no trato, nosso trabalho, relações de todos os tipos, escolhas equivocadas ou não, caminhos por mais tortuosos que possam parecer ao nosso olhar limitado, que percebe apenas uma pequena fração da imensidão vivida e destinada ao nosso espírito, tudo são oportunidades e perceber a vida desta forma a torna mais leve e fluida, pois quando algo termina, sempre teremos uma nova chance, principalmente para fazer diferente.
Fato é que todos os dias Deus oferece, disponibiliza um oceano de possibilidades em nossa existência com inúmeras oportunidades para que possamos aprender e crescer, aliás as únicas coisas absolutamente imutáveis em nossas vidas são os fatos de que um dia voltaremos a pátria espiritual, ou seja vamos morrer e que até que esse dia chegue teremos inúmeras possibilidades de pensamentos, ações, descobertas, crescimento e transformação.
Quero aproveitar a data de hoje e falar brevemente sobre a oportunidade da paternidade. Aparentemente o início seria com a geração da vida, planejada ou não, mas sabemos que apesar de eventualmente pensarmos que não planejamos, este projeto reencarnatório foi definido muito antes de nascermos, ou seja não há acaso na paternidade. Seja por afinidade ou por resgate sempre existe um fundamento profundo e transformador nesta relação para os envolvidos. Quando nasce uma criança, com ela um pai, uma oportunidade de crescimento, de rever conceitos, de exercitar virtudes, descobrir limites e aprender a amar. Com certeza um amor inédito que ao manifestar-se não mede esforços para fazer o melhor com a esperança de prover e transformar aquele pequeno ser em um adulto completo e realizado, mas nem sempre isso é possível pois não há garantia sobre os resultados do empenho.
Outro aspecto é o peso da vida material que é muito importante, mas que pode acabar causando desvios, cansaço, desgaste e cegueira. O desejo pela melhor escola, melhor formação, roupas, viagens, atividades extra curriculares, que os filhos sejam bem preparados, capazes e especiais pode fazer com que o trabalho seja cada vez mais prioridade ocupando mais tempo, roubando momentos preciosos retardando a oportunidade de conhece-los, acolhe-los e ama-los. Quando foi a ultima vez que você conversou com seu filho ou filha com tranquilidade e paciência, quando ouviu verdadeiramente seus anseios, dores e medos, quando respeitou suas opiniões e parou para pensar em suas necessidades emocionais e espirituais? Seus filhos foram evangelizados? Jesus é um caminho ensinado a eles?
Aqueles que conseguem responder sim a maioria dos questionamentos entrego minha admiração e respeito, aos que ficaram em dúvida ou não conseguiram faze-lo, apenas afirmo que ainda é tempo. O ser humano em desenvolvimento precisa de amor, respeito e limites, não de celulares caros, roupas de marca, permissão para tudo sem critério, mesmo que façam “birra”, criem dramas isso é passageiro. Dizer não para o que não é bom e adequado é amor, presença e atenção são demonstrações de amor, escuta ativa é amor e como nos ensinou o mestre Jesus, somente o amor é capaz de transformar e criar um mundo melhor. Este mundo não será feito de aparências, objetos, posses e sucesso financeiro como objetivo principal, será um mundo de respeito, valores, validação das diferenças, conquistas pessoais e materiais que não prejudiquem outras pessoas ou o meio ambiente, em fim um mundo mais justo e respeitoso que deve ser criado hoje, agora!
Desejo aos pais clareza na sua missão, que possam parar e avaliar os caminhos até aqui escolhidos, que possam não só amar, mas demonstrar amor pelos seus filhos com atitudes coerentes, que possam eleger o evangelho de Jesus como guia para uma vida melhor e assim deixar exemplos verdadeiros para seus filhos, que possam medir a vida pelo amor que entregam e não pelos bens e expectativas nem sempre atingidas. Quando nada disso for possível que possam se perdoar, acolher e compreender que todos falhamos mesmo quando acreditamos que estamos fazendo o melhor. Que independente do resultado obtido consigam encontrar dentro de si força e luz para continuar.
Que Jesus abençoe a cada pai em especial o meu que sempre foi mais coração do que razão, por quem nutro imensa gratidão pela oportunidade que me deu de estar aqui e por tudo o que me ensinou.
A todos, feliz Dia dos Pais.
Lúcia Pecora é voluntária na A. B. C. Espírita Batuíra.
Parabéns Lucia! Excelente reflexão! Nossa estada neste plano é cheia de oportunidades que nem sempre aproveitamos totalmente ou em partes…não as reconhecemos e deixamos passar as mais valiosas para o nosso crescimento. Gratidão!!
Belas reflexões, Lúcia. Obrigada por compartilhar.❤️😘
Obrigado ela reflexão Lucia!
Um verdadeiro “puxão de orelha” para todos os pais, mas principalmente, para os Pais Espíritas.
Nos envolvemos em nosso dia-a-dia exemplificando para os outros pais, e grande parte das vezes, não lembramos de praticar a Boa Nova em casa.
Gratidão
Olá Lucia! Nós, os pais, recebemos, com a sua reflexão, um belo presente e, aos que ainda não são pais, você aponta um valioso indicador de ações voltadas para melhores resultados na tarefa dificil de educar.
Obrigado.
Uma linda mensagem para refletir e mudar nossas ações. Gratidão Lucia por essa preciosidade.
Lucia, as suas palavras tocaram o coração e estaremos por isso mais vigilantes quanto ao relacionamento com os nossos filhos. Gratidão 🙏🏼❤️