Primeiro de janeiro

Por Victor Dutra

Ainda na infância de nossas existências , estabelecemos o início de cada ano de nossas vidas na matéria, como novo recomeço, coletando em nossas intimidades as sensações  de necessidades “urgentes“ de transformações, e através de promessas, intuitivamente tentamos  apaziguar o nosso Ser com  a nova chance que nos foi dada pela  “virada do ano”: pular 07 ondas no mar;  guardar sementes de romã  na carteira; arranjar um emprego; me apaixonar, entrar na academia e começar a malhar; parar de fumar e beber, emagrecer, não  vou mentir  nem me iludir; não vou ficar parado vendo o tempo passar são tantas as emoções (já dizia Roberto Carlos no seu show de final de ano)

Ufaaaaa!! Cansei!  Caro, venho acumulando tantas necessidades há tanto tempo…mas qual é a diferença do Sol que inicia mais um dia dando-nos novas oportunidades de refazimento pessoal e o do Sol do dia primeiro do ano?

Uma grande bengala é o que elegemos para apoiar as nossas tímidas vontades de transformações.

 Nossa, mas nem sei realmente daquilo que preciso, então: “Conhece-te a ti mesmo” já dizia um Sábio. Mas não sou capaz…

Salmo 82:6: “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo”. Esquecemos a nossa divindade interior e as nossas reais necessidades de transformações morais, sequer percebemos que somos Espíritos, na grande maioria das vezes.

Agradecer todo o   Sofrimento que tive no ano que finda e pedir forças para seguir adiante….

 Quê??? Esqueceram-se das minhas listas de solicitações acima?

Não pedi sofrimento! Calma… compreenda a necessidade urgente de nos esforçarmos visando a nossa transformação moral e vencer as nossas tendências para o mal.

Precisamos de um caminho que nos leve à maturidade, à real compreensão do significado Viver. Estude o Evangelho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” … mas o que isso tem a ver com as minhas promessas?

 Êta!! “Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. Atenção ao que se pede e lembre-se todo despertar de um dia é uma nova possibilidade.

 Porém, Feliz Ano Novo (2023) com Paz, Saúde e Fraternidade a todos!!!

 

Victor Dutra é voluntário no SECE Gabriel Delanne em Sorocaba.

Primeiro de janeiro
Compartilhe o espiritismo!

7 ideias sobre “Primeiro de janeiro

  • 1 de janeiro de 2023 em 10:58
    Permalink

    Parabéns mano!!! Excelente reflexão! Feliz SER humano novo para que o Ano seja bom! O Evangelho diz tudo…Este é o caminho!! Gratidão!!😀❤

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2023 em 12:37
    Permalink

    Parabéns, Victor ótimas palavras de reflexão para iniciarmos as páginas desse livro incrível chamado ANO NOVO. Que possamos enxergar as ferramentas diárias que recebemos e sim PEDIR com responsabilidade para OBTER com o merecimento consertando os erros passados usando a SABEDORIA do tempo, de um dia de cada vez fazendo como a melhor OPORTUNIDADE de crescimento. Um feliz ano novo, que o Mestre continue sempre te iluminando. Um abraço fraternal.

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2023 em 18:11
    Permalink

    Feliz Ano Novo, Victor!
    Gratidão pela mensagem onde vc, inteligentemente, reune conteúdo rico, síntese e objetividade.
    Forte abraço.

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2023 em 10:10
    Permalink

    Feliz Ano Novo Mano. Gratidão pela linda reflexão. Tudo está certo em nossa vida que sempre é uma oportunidade constante de aprendizado e evolução. Compreender e aplicar as palavras do Mestre em nós ainda é um desafio, face nosso atual estágio evolutivo. Mas o importante é que estamos no caminho. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pelo esforço que emprega em superar suas tendências inferiores”. Esforço ou melhor, perseverança e força de vontade de seguir por esse caminho que o Mestre nos deixou, pois como Ele mesmo nos disse: “meu fardo é leve e meu jugo é suave”. Sabemos que assim é, mas a falta de confiança, a falta de fé em nós e na Divina Providência retardam nosso progresso. Sigamos meu amigo, com Jesus em nossos corações.

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2023 em 18:53
    Permalink

    Obrigada me ajudou muito a refletir em coisas boas e proveitosas que preciso fazer este ano que se inicia. Algumas das suas reflexões fez parte da nossa primeira palestra deste mês. Gratidão

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2023 em 10:55
    Permalink

    Feliz Ano Novo (voto atrasado mas de coração ❤️). Adorei o texto leve e sincero. Parabéns 👏👏

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *