QUEM SOMOS...

Nosso Centro, Nossa História.

Associação Beneficente e Cultural Espírita Batuíra

Dezenove abnegados trabalhadores dão início ao Centro Espírita Batuíra em 3 de outubro de 1938 na residência de Francisco Gonçalves nosso primeiro presidente, situada na rua Vicente Ferreira, 167 no bairro da Árvore Grande em Sorocaba/SP.

Em 10 de maio de 1944 o Centro Espírita Batuíra faz seu registro de adesão junto à União Espírita de Sorocaba.

Nessa época, o Centro Espírita Batuíra não tinha uma sede própria e as reuniões se davam nas residências dos presidentes eleitos ao longo dos anos. Por essa questão os endereços registrados em ATA têm significados de caridade, amizade, amor e humildade, pois se colocava sua própria residência em prol do próximo.

Os endereços que constam nos documentos são: Rua Capitão Benedito Marques, 133; Avenida Siqueira Campos, 462; Rua Pedro José Senger, 278  esse todos  no bairro da Árvore Grande; Lugarejo de Avecuia, na época pertencente a Sorocaba/SP; Rua Carlos Gomes, 53 – Centro de Sorocaba/SP; Avenida São Paulo, 1.494; Rua Conselheiro Antônio Prado, 407.

Em 6 de janeiro de 1957 é adquirido com determinação e caridade o terreno onde em 18 de junho de 1961 foi realizada a primeira reunião de Diretoria em sede própria onde está localizado até hoje na Rua Estácio de Sá, 193 no bairro da Árvore Grande em Sorocaba/SP.

Em 7 de novembro de 1964 apresenta um programa na antiga Radio Clube de Sorocaba PRD7 com o nome de “Gotas de Luz”, todos os sábados tendo como responsável e locutor o Sr. Cristóvão Rodrigues Gasques.

Em 2004 foi realizada uma grande reforma no prédio que abriga a sede própria modificando nossas dependências para a atual organização.

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e promulga a lei nº 7265/04 de 15 de setembro de 2004, em que declara de utilidade pública nossa instituição.

O Batuíra desde sua fundação, vem atendendo e auxiliando no progresso individual e familiar a todos aqueles que batem em sua porta.

Para que nossas atividades continuem em pleno desenvolvimento, temos a ajuda imprescindível de amigos e amigas, voluntários abnegados, atuantes em nossos departamentos internos.

Compartilhe o espiritismo!