Sustentabilidade Espiritual
Por Claudia S. Barbosa
O Espiritismo e a Ecologia são ciências afins, sinérgicas, que abordam temas importantes mas que infelizmente ainda não foram bem compreendidos e aceitos. Esses dois valores trazem a cada um de nós a responsabilidade como espíritos imortais e com o planeta que habitamos.
Estamos aqui de passagem, e quais legados materiais e espirituais deixaremos no planeta?
Sendo conhecedores das “Leis de Causa e Efeito”, os eventuais desperdícios ou uso irresponsável dos recursos naturais terão implicações em nosso processo evolutivo. Devemos manter o equilíbrio do nosso “Lar-Terra” para as próximas gerações e nosso retorno, que provavelmente acontecerá. Entretanto, para que haja consciência dessa responsabilidade é necessário ter “Espiritualidade Sustentável”, ou seja, trabalhar o íntimo praticando os ensinamentos do Cristo e outorgar a emersão do que há de melhor em si, permitindo que a “Lei de Amor” perpetue em cada coração. Cabe aqui a reflexão e uma autoavaliação aprofundada sobre a questão, pois devemos desenvolver primeiramente um relacionamento respeitoso e não violento conosco mesmo, para depois termos condições de estabelecer um contato respeitoso com a Natureza e o outrem.
Ao olhar por essa perspectiva, será mais fácil entender que uma pessoa espiritualmente consciente aceitará sua responsabilidade nessa cadeia de eventos e fará sua parte. “Você pode ser a mudança que você quer ver” (Mahatma Ghandhi).
Kardec questiona aos Espíritos: “O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?
R: Esse direito é consequente da necessidade de viver. Deus não imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo” (O Livro dos Espíritos; cap. V; 711).
Deus sendo todo amor e bondade permitiu que o Mestre Jesus nos trouxesse o ensinamento, mostrasse-nos o caminho; e nos deu também a liberdade de escolha. Entretanto, temos total responsabilidade pelas nossas decisões e suas consequências. Contudo, o amparo Divino sempre estará presente, mesmo porque o “processo evolutivo é inerente á vontade do homem”.
Claudia S. Barbosa é voluntária no Centro Espírita Batuíra.
Referência Bibliográfica
A Autora assume inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. Sua opinião não necessariamente expressa a visão do CENTRO ESPÍRITA BATUÍRA.
Excelente e muito atual seu texto Claudia! Esclarecedor também! Parabéns!!
Parabéns,Claudia! Um convite ao exercício do amor a Deus amando a sua obra.
Claudia parabéns pelo texto bem elucidativo .
Não tenho lido muitos textos sobre o.assunto.
Parabéns!
Gratidão!