Ter ou possuir: uma escolha
Queridas irmãs, queridos irmãos, que a paz de Jesus esteja em vossos corações. Dentro do meio espírita, aprendemos através dos ensinamentos de Kardec e das Obras Complementares que devemos amar uns aos outros, por meio do respeito, da gratidão, da abnegação e também agradecer por tudo que temos ou possuímos… Mas afinal, o que é ter ou possuir? Será que é tão simples assim?
Em nosso dia a dia, utilizamos a palavra “ter ou possuir” sempre associada ao que conquistamos materialmente nesta vida, dizendo muitas vezes: “Tenho uma bela casa oriunda de meu esforço, tenho um bom emprego, tenho tal carro que sempre quis comprar, tenho tantos filhos lindos e maravilhosos, tenho um cônjuge me ama e me apoia, tenho um bom emprego, etc, etc,” sempre falando aos outros com muito orgulho. Ou falamos contrariamente, com expressões tais como “tenho uma vida infeliz, sempre trabalho e não tenho nada, tenho filhos e cônjuge que não ligam para mim, etc”.
Esses tantos “ter” ou “não ter”, são realmente o que verdadeiramente possuímos?
No Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo (Não se pode servir a Deus e a Mamón), em seu item 9, nos é apresentado o ensinamento da “Verdadeira Propriedade”, que passa a seguinte mensagem: “O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece”. Pois é meus queridos espíritas! Quando nos deparamos com uma frase tão sublime e firme como a mencionada acima, precisamos parar e refletir.
Tudo que materialmente “temos ou deixamos de ter” em nossa existência terrena, na verdade não é nada mais, nada menos, do que os compromissos assumidos na espiritualidade antes de nossa presente reencarnação. Trata-se de uma nova oportunidade que a Espiritualidade nos oferece dentro da matéria terrena para aprendermos a evoluir através do esquecimento das vidas pregressas, promovido pelo processo reencarnatório… é uma oportunidade para novas e melhores escolhas.
Mas não se iludam… nossa ignorância espiritual nos colocará muitas vezes em confronto com os ensinamentos espirituais. Estes confrontos nos tornarão mais resilientes e sábios, onde vamos aprender que “possuir” uma moral mais elevada, nos destinará a dias melhores.
O convite está feito: ter ou possuir é uma escolha.
Os caminhos apresentados pelo Mestre Jesus em direção à luz, apaziguarão nossos corações quando as dificuldades se intensificarem. Permear as adversidades diárias nos levará para a Verdadeira Propriedade: O verdadeiro amor pelo próximo e a conquista de nossa paz interior.
Um grande abraço a todos, com muita paz e luz.
Danilo Kostenko é voluntário na União Espírita Sorocabana
Excelente reflexão Danilo, que possamos levantar o véu sobre nossos olhos e nos dedicarmos aos nossos compromissos verdadeiros.