Uma reflexão sobre o Egoísmo

por Euckáris Guimarães Mendes

Em nosso egoísmo constante, muitas vezes imperceptível, é comum trocarmos a realidade pelas aparências. Esquecemos de respeitar cada pessoa no lugar que lhe é devido. 

Cada alma é sempre uma incógnita para outra alma. Em razão disso, não é justo pisotear o outro por nossa própria e ilusória tranquilidade. O que compete a cada um de nós é, corrigirmos o egoísmo exagerado que ainda carregamos no íntimo e abrirmos nossos braços e sentimentos em todas as direções, na certeza de que somos portadores de virtudes e defeitos e que reberemos sempre no acerto final, “de acordo com nossas obras.” 

Guardemos com carinho as palavras de Paulo que podem ser nosso “norte” nesse momento que estamos vivendo no Planeta: “Se alguém confia de si mesmo que é do Cristo, pense outra vez isto consigo, porque tanto quanto esse alguém é do Cristo, também do Cristo somos.”

 

Por egoísmo e indiferença, Pôncio Pilatos lavou as mãos dizendo: “Que me importa!”

Se lavarmos nossas mãos (hoje é uma obrigação para nossa proteção), lavemos também as mãos espirituais dizendo: me importa muito eliminar de minhas mãos toda sujidade que ainda carrego e com mãos limpas e iluminadas pelo Evangelho, erguer aqueles que precisam de amparo…

Essa Pandemia que ora enfrentamos no Planeta, é o resultado do nosso egoísmo; é a luta entre essa chaga e a caridade. É hora de lavar as mãos de todo um passado ególatra e ajudarmos a Terra, sob a direção do Cristo, erguer-se para uma humanidade regenerada, livre de todo egoísmo que assolou as almas de todos os tempos!

 

Euckáris Guimarães Mendes é voluntária no A. B. C. Espírita Batuíra e na Casa dos Essênios.

Uma reflexão sobre o Egoísmo
Compartilhe o espiritismo!

3 ideias sobre “Uma reflexão sobre o Egoísmo

  • 20 de fevereiro de 2022 em 17:38
    Permalink

    Gratidão, Eukaris! Bela e oportuna reflexão para todos nós que, com certeza, ainda estamos nos esforçando para permanecer no caminho da libertação com Jesus.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2022 em 12:31
    Permalink

    Muito boa essa reflexão Karis, precisamos ver o outro como um ser integral e respeitar as escolhas de cada um, da mesma forma como gostamos de ser respeitados. Gratidão 🙏

    Resposta
  • 24 de fevereiro de 2022 em 10:26
    Permalink

    Excelente reflexão, julgar menos e auxiliar mais nos favorece com certeza a viver melhor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *