VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO: EVOLUÇÃO OU INCERTEZA PARA UM MUNDO MELHOR?
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, minhas saudações.
Esta reflexão que compartilho é espelhada no meu dia-a-dia, em situações do meu trabalho e a convivência com minha família.
Utilizamos inúmeras plataformas sociais para nos comunicar com as demais pessoas, tais como o Facebook, Instagram, Twitter, Face Time, Whatsapp, Youtube, etc.
E como se não bastassem as redes sociais, temos ainda as plataformas corporativas, como Microsoft Teams, Zoom, Google Meeting, Link, etc, muito utilizadas nas universidades e empresas, que sem dúvida, tornaram-se ferramentas importantíssimas do nosso cotidiano.
O Ser Humano simplesmente conecta-se 24 horas por dia ao mundo, 365 dias por ano, ficando dominado pela “Necessidade de Velocidade e Informação”.
E esta utilização se intensificou absurdamente nos últimos 3 anos, em função da Pandemia do Covid-19 e do trabalho em casa, chamado de home office.
O Ser Humano entrou em uma nova era de conhecimento e informação, tendo a aproximação virtual como expoente de velocidade e resolução de problemas, não deixando que o mundo parasse em função da Pandemia do Covid-19… não é maravilhoso??
Sim, mas em parte:
- O nível de stress e cobrança (pessoal e coletivo), aumentou em todos os níveis da sociedade;
- Violências domésticas (até então veladas), afloraram;
- As pessoas, com sua “sede” de informação e opiniões iniciaram “guerras cibernéticas” através das redes sociais;
- As notícias sem embasamento que se alastram de forma descontrolada pela internet;
- Um clima de ódio dentro de nossos lares, famílias, empresas, escolas, etc;
- Nas casas, compartilhamos fisicamente o mesmo teto, porém sozinhos individualmente, pois cada um está focado em seu smartphone, sem olhar para os outros ao seu redor;
- E os problemas psicológicos, que cresceram de forma assustadora nos últimos anos, na maioria das vezes gerados pelo excesso de informação que temos em mente…
Será que realmente o ser humano evoluiu ou criou uma incerteza para um mundo melhor?
Inegavelmente, a tecnologia e a velocidade das informações são extremamente necessárias para nossa evolução neste plano.
Léon Denis, em seu livro “Após a Morte”, nos alerta para a necessidade da Educação.
Educação = Moral + Religião
Vamos usar nossa educação espiritual para potencializar a boa nova do Cristo.
Se a internet tem esse “poder” de disseminar as informações, vamos utilizá-la de forma educada e em nosso favor, aprendendo primeiramente a nos educar, e assim ajudar a educar a sociedade.
A Educação transforma a Sociedade… a Educação moral transforma o Ser Humano.
Deixo um grande abraço, e desejo muita paz e luz para todos!
Danilo Kostenko é voluntário na União Espírita Sorocabana
Bom dia a todos!
De fato, meu amigo Danilo, vivemos a tecnologia e acabamos por ficar reféns dela.
Hoje, se não soubermos dosar e termos discernimento sobre o que lemos e principalmente sobre o que entendemos nas redes, acabamos por muitas vezes nos deixando entrar em um mar de vibrações negativas.
Excelente reflexão que você nos traz num dia tão importante.
Grande abraço!
Obrigada pela reflexão!
Oi Danilo! Oportuno o seu alerta a nos mostrar como o uso da facilidade e a velocidade da comunicação abriu espaço para a propagação da negação do amor.É um convite à reflexão sobre o teor da nossa participação neste universo de ação . Abraço, amigo.
Será que isso não é a nossa evolução referente a telepatia? E como sempre a ciência chega antes da moral.
Querido amigo Danilo! Que ótimo tema e reflexão oportuna…chama-nos a atenção para termos bom senso. Usar tudo que a evolução nos oferece mas com equilíbrio. Sempre dosando o tempo para não esquecermos do principal: nossa espiritualidade. Gratidão!!
Querido amigo Danilo. Excelente tema e reflexão oportuna. Nos faz lembrar da importância do equilíbrio que devemos ter em relação a tudo em especial a cativante tecnologia . Usar sim! Mas a nosso favor, nunca contra nós pelos excessos…dosar bem o tempo para não esquecermos do principal: nosso crescimento Espiritual e moral. Gratidão amigo!!
Danilo, sempre provocando reflexões em nós. Quanto será que estamos evoluindo, quantas vezes achamos que não e vem a vida nos lembrar em diversos momentos que estamos sempre na construção diária um tijolinho de cada vez… por vezes refazendo estruturas mas seguindo em frente. Abraços
Excelente Danilo. Abriu nossa mente para grandes reflexões. Como os colegas colocaram acima tudo faz parte de nossa evolução. O uso que fazemos de nossas conquistas depende somente de cada um de nós.
Gratidão.