A Coragem e o coração de Jesus
Por Ana Lúcia
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês a minha carga e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso interior. Pois a minha carga é suave e leve.
Jesus Cristo
Hoje quero falar de Jesus. Não do Jesus distante, num plano inacessível ao nosso entendimento, ou no Cristo da cruz em eterno sofrimento por uma humanidade que sequer ainda o compreendeu.
Não. Hoje quero falar de Jesus em nossa vida. Do Cristo interior que espera pacientemente por nosso despertamento. Desse Jesus próximo, acessível e com um infinito amor a nos ofertar. Mas, em momento algum, Jesus afirmou que O seguir seria fácil. Mas nos ofereceu sua força. Por que ainda não nos apropriamos dela?
Aceitar os momentos de dor, solidão como naturais em nosso atual estágio evolutivo não é tarefa para corações fracos. Perdoem-me a sinceridade, mas ainda não aprendemos a sofrer sem murmurar.
O cansaço chega, as lágrimas brotam de nossos olhos e escorrem por nossa face sem que possamos impedir e, junto com as lágrimas, vão nossos lamentos de dor. Bem sei que certas experiências são extremamente dolorosas, como ver um ser amado definhar dia a dia com um câncer agressivo e nada poder fazer para amenizar essa dor ou ver a partida de um animalzinho de estimação, um filho, um pai, uma mãe…são apenas alguns exemplos de aprendizados dolorosos.
Nessas horas de intensa dor é que Jesus se faz mais presente em nossas vidas. Está em nosso coração, ao nosso lado, nos envolvendo com sua força, coragem e amor. Mas estamos tão centrados em nossa dor que nos esquecemos Dele.
Lembre-se que Jesus Cristo, um ser humano igual a você, passou pelos mais dramáticos sofrimentos e os superou com a mais alta dignidade. Seja um apaixonado pela vida como ele foi. Lembre-se que, por amar apaixonadamente a humanidade, ele teve o mais ambicioso plano da história. Nesse plano você é uma pessoa única, e não mais um número na multidão. (Augusto Cury)
E, com essa frase de Augusto Cury quero lembrar do amor à vida, da força que tem a superação, da confiança irrestrita no amor de Deus e na tutela do mestre Jesus, que não nos desampara jamais. Somos únicos. Amados. Valorizados. Aceitos. Jesus nos cobre com sua ternura. Sem julgamentos, compreendendo-nos muito melhor que nós mesmos.
Quando a dor vier (e acreditem, sempre vem) busquemos voltar nossa visão interna a esse Jesus. Não o ser distante que deve ser idolatrado, mas a esse irmão mais velho, com os braços abertos para nos amparar. Busquemos seguir seu exemplo. Vivenciar seus ensinamentos em todos os momentos de nossas vidas. As dores não desaparecerão, mas serão mais leves. E passarão. Afinal, tudo passa.
Ana Lúcia é voluntária no Grupo Espírita da Prece Chico Xavier
Quanta sabedoria nas belas palavras colocadas perfeitamente formando gotas de esperança e amor. Que possamos seguir os passos de nosso irmão mais velho, usando com sabedoria seus ensinamentos em todos os momentos de nossas vidas os fáceis e os difíceis de nossa jornada terrestre.
Tudo passa. Na maioria das vezes quando estamos passando “nos esquecemos” disso. Passamos, lamentamos, as vezes até nos vitimizamos e tudo isso porque, como bem disse a Ana, Jesus ainda não está 100% presente em nossos corações. Os momentos de provas vem e virão pois estamos em evolução. À medida que o Mestre for habitando em nosso coração passaremos por esses momentos mais centrados, mas cientes de nós mesmos, sorvendo todos os aprendizados que eles nos proporcionam. A nossa existência atual é mais um capítulo em nossa jornada evolutiva. Temos acesso rapidamente a uma gama infinita de informações e quanto maior nossa sabedoria maior nosso compromisso. Que possamos praticar o olhos de ver e ouvidos de ouvir e a este acrescento um outro: boca de falar apenas o que irá acrescentar pontos positivos, comentar o bem e o amor. Que possamos sempre nos lembrar que o Mestre disse onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí Eu estarei. No mínimo estamos nós com nosso Mentor ou Anjo Guardião, dai deduz-se: Jesus SEMPRE está conosco. lembremo-nos disso amados irmãos. Gratidão Ana.
Gratidão pela oportunidade, Sérgio. Agradeço as palavras e o incentivo. Que Jesus abençoe sempre sua vida 🙌
Linda reflexão Ana.
Obrigado por compartilhar este texto.
Paz e Luz
Linda reflexão Ana Lu. Gratidão 🙏💕
Obrigada, Helenita. Suas palavras são um conforto ao coração. Deus te abençoe 🙏😚
Obrigada pelo carinho, Ana. Deus te abençoe 🙏😘
Obrigada, Danilo. Espero que ajude. Fique com Deus 🙏
Linda reflexão, Ana!
Enquanto lia, a sensação era a de sentir o abraço de Jesus.
Obrigado por esse alimento.
Obrigada, Carlos. Confesso que chorei ao escrever pois senti essa presença amorosa. Que bom que você também sentiu.
Obrigada Ana! Falar em Jesus adoça e alimenta nossa alma! E você falou com doçura, nos trouxe o Rabi com sua ternura que inunda o coração.😘⚘
Karis, Jesus nos ama de uma forma que não compreendemos. Mas como é maravilhoso quando nos sintonizamos com essa energia amorosa do Mestre. Gratidão 🙏😘