A Fé e a Caridade

Por Aloise Gaio

    “A fé e a caridade

  1. Disse-vos, não há muito, meus caros filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Pudera ter dito que a caridade é impossível sem a fé”

O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI

Tenho refletido sobre a fé, e esta semana o seguinte texto foi objeto de estudo do meu Evangelho no Lar – “A fé e a caridade”. 

E logo no início do item 13 me deparei com essa ideia: que a caridade é impossível sem a fé, me veio o ensino do óbolo da viúva, que não teria doado tudo que tinha para seu sustento, se não houvesse a fé.

…Chamando então seus discípulos, disse-lhes: “Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu muito mais do que todos os que antes puseram suas dádivas no gazofilácio, pois que todos os outros deram do que lhes abunda, ao passo que ela deu do que lhe faz falta, deu mesmo tudo o que tinha para seu sustento.” (Marcos, 12:41 a 44; Lucas, 21:1 a 4.)

Quem abre mão da segurança do dia seguinte? Controlar o dia seguinte é pura ilusão, mas vivemos armazenando coisas materiais, acreditando que não nos faltará; mas e o nosso irmão hoje? É nesse momento que se faz necessário que a fé caminhe junto com a caridade.

A caridade do que nos é abundante é boa, mas a verdadeira e agradável caridade aos olhos de Deus é a que dividimos o que nos é necessário, sem medo se nos faltará no dia seguinte, pois a fé é a confiança que nos fortalece, e com ela podemos agir como a viúva do ensino de Jesus.  Não é viver na imprudência, mas desenvolvendo o desprendimento, vivendo com mais equilíbrio, dividindo o que temos e consideramos nosso.

Algumas coisas são tão bonitas de se ler e sentir ali, no momento da leitura, mas e a prática?  Para mim em especial ainda está muito longe, mas isso é construído através do autoconhecimento.  Resolvi ampliar esse raciocínio, dividindo em questões a serem observadas…vamos lá!

“…essa caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena. “O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI

  • “…constante sacrifício de todo interesse egoístico”

O autoconhecimento é imprescindível, isto é, precisa ser feito.  Isso se dá pela reflexão honesta dos nossos sentimentos quanto a posse; o que temos é realmente necessário?  Como viver com mais simplicidade?  E assim, avaliando o que temos e o que adquirimos todos os dias, buscar uma vida mais consciente, valorizando o que realmente necessitamos, dando a cada coisa o seu real valor e nos desprendendo do que é material, valorizando o SER.

  • “…somente a fé pode inspirá-la…

Se somente a fé pode inspirar a caridade plena e de coração, é preciso desenvolvê-la. Sendo a fé a construção da confiança em Deus e seus enviados, então é tarefa diária de oração e entrega.

Confiança traz segurança, para isso temos que transformar expectativas negativas em entrega, não sofrer pelo que passou, nem se angustiando pelo que possa vir, mas criar vínculo de confiança com Deus e nossos amigos espirituais.  Interessante é avaliarmos o resultado de todas as vezes que nos angustiamos, ficamos ansiosos ou sofremos por expectativas irreais; elas realmente se concretizaram?  Provavelmente não, muitas vezes sofremos por antecipação desnecessária.  ENTREGA E CONFIANÇA.

  • “…caridade é impossível sem a fé.”

Vimos que a caridade que Jesus pregou é a que vence o egoísmo e conquista a fé.  O que liga a caridade a fé é o movimento íntimo de amor ao próximo, consciente que serei pleno quando todos viverem com dignidade e respeito, quando todos formos capazes de ver no outro um irmão. AMOR AO PRÓXIMO.

Estamos a caminho da luz divina e essa trajetória nos trouxe aqui, neste ponto em que não cabe mais termos medo ou dúvidas em seguir, não cabem mais discursos de insegurança ou impossibilidade de mudança, mas o movimento de ação.  Por onde começar? 

Perguntando com toda a disposição do aprendiz sincero:

            – Senhor, o que faço para alcançar a prática da caridade com fé?

Aloise Gaio é voluntária na A. B. C. Espírita Batuíra.

A Fé e a Caridade
Compartilhe o espiritismo!

2 ideias sobre “A Fé e a Caridade

  • 12 de junho, 2022 em 10:39 pm
    Permalink

    Excelente reflexão, pois ainda nos falta muito o que aprender, mas não basta aprender se não colocarmos em prática.

    Resposta
    • 13 de junho, 2022 em 9:47 am
      Permalink

      Muito boa.Essa reflexão amplia o nosso entendimento,
      tornando mais fácil o exercicio da caridade com o fortalecimento da fé.
      Parabéns Aloise.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *