DESAFIOS
Por Carlos A. A. Magalhães
Na vida, os desafios são promotores do nosso progresso, seja material ou espiritual. Para vencer os desafios mais significativos, é preciso ter nascido em Deus. Ter nascido em Deus é reconhece-lo como o princípio, a causa primária de todas coisas e viver em comunhão com ele. Para isso é necessário ter a fé em continuo desenvolvimento.
A fé é o grande combustível que nos impulsiona na vida rumo às ações autotransformadoras e em prol da vida, ações que atestam a fé e contagiam; é a certeza das coisas que não vemos e a convicção das coisas que esperamos.
Aquele que no mundo material vive em comunhão com Deus, sabe que a única certeza que se tem é que Ele age sempre de maneira, surpreendentemente, maravilhosa. Vem de Deus a coragem da fé que nos fortalece ante os desafios.
Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua (André Luiz, Agenda Cristã, lição 31)
Por Nelia Naldi de Oliveira
Exigir, exigir, exigir…
Esta é a palavra que está em primeiro lugar no dicionário dos orgulhosos.
Exigimos que as pessoas sejam perfeitas. Exigimos que as pessoas façam aquilo que queremos. Exigimos que as pessoas nos aceitem como somos. Exigimos que as pessoas nos amem. Exigimos que as pessoas sejam educadas conosco.
E nós? O que é que nós, cada um de nós, exige de si mesmo, no dia a dia?
Exigimos de nós mesmos ser perfeitos? Exigimos de nós mesmos fazer aquilo que as pessoas esperam de nós? Exigimos de nós mesmos aceitar os outros como eles são? Exigimos de nós mesmos amar as outras pessoas? Exigimos de nós mesmos ser educados com o próximo?
Gentileza gera Gentileza
Por Aloise Gaio
Esse quadro já faz parte da cultura carioca, a afirmação é simples e delicada, chega a ser um convite ao bem viver.
Ela simplifica uma mensagem ouvida há muito tempo, quando Jesus assim como nós, caminhou sobre este solo.
Jesus verbalizou a paz de diversas formas, disse que nos reconciliássemos com nossos adversários enquanto estivéssemos por aqui, que perdoássemos os inimigos, que amassemos ao próximo como a nós mesmos. Para melhor ensinar, não pregou apenas, Ele viveu, exemplificou.
A gentileza por ser simples, deveria ser mais fácil, mas para sermos gentis precisamos estar presentes, é preciso estar atento ao caminho e ao que ele nos oferece de real e concreto, precisamos ver as pessoas a nossa volta, atentos principalmente a nós mesmos.
Importância da maternidade, segundo o Espiritismo
Por Marlene Lopes
A importância da maternidade, segundo o Espiritismo, está relacionada à grande responsabilidade de proporcionar a vida e a instrução para a evolução da alma reencarnante.
É um desafio capaz de mudar a percepção e as prioridades da mulher, proporcionando experiências transformadoras e, por vezes, dolorosas. Além disso, a maternidade é a relação com maior capacidade de praticar o amor fraterno.
Na Rede da Transição
Por Bruno Pereira
“Novamente, o Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, que recolheu todo gênero de peixe. Quando ficou cheia, depois de a puxarem para a praia e de se sentarem, recolheram os bons em recipientes, e os deteriorados jogaram fora. Assim será na consumação da era; os anjos sairão e separarão os malvados do meio dos justos; e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá o pranto e o ranger de dentes. Entendestes todas estas coisas? Diziam-lhe: Sim. Ele lhes disse: Por isso, todo escriba que se tornou discípulo no Reino dos Céus é semelhante ao homem, senhor de casa, que extrai do seu tesouro coisas novas e antigas.” [1]
(Mateus, 13.47-50.)
VIDA VIRTUAL...
Por Victor Dutra Vieira Filho
Nos últimos 50 anos o crescimento absoluto e intenso do chamado “mundo virtual” modificou de forma significativa a nossa vida . Não é difícil imaginar por que a internet se tornou tão popular e necessária em tão pouco tempo. A chance de conectar bilhões de pessoas na mesma rede, unir tantas culturas ao mesmo tempo, é admirável. Não importa a distância, sejam metros ou milhares de quilômetros, tornou-se possível interagir com qualquer indivíduo, de qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Nos dias de hoje a vida se resume: 80% do tempo as pessoas se preocupam com trabalho e conectado nas redes sociais e 10% do tempo preocupam com o lazer e os outros 10% preocupam com a família. As pessoas vivem a vida de verdade apenas 20%.
O Tesouro Enferrujado
Por Helenita Muradás Mizael
Essa lição nos faz refletir sobre a necessidade do desapego, do amor e do perdão. Quantos de nós ficamos presos a sentimentos que nos engessam e impedem nosso desenvolvimento amplo, “nossa casa, nosso carro, nosso trabalho”, perdemos oportunidades de crescer buscar novos caminhos para ampliar a visão de mundo e traçar situações novas para nos permitir conquistar novas oportunidades.
Senhor, o quereis que eu faça?
Por Renata Pereira
Há alguns meses, em um período tumultuado de minha existência, uma frase lida no livro Paulo e Estevão, não saía de minha cabeça: Senhor, o quereis que eu faça?
Essa frase é dita, por Saulo em uma das passagens mais emocionantes deste livro.
Ali, Saulo, encontra Jesus nas portas de Damasco e se converte.
Vai de perseguidor dos cristãos, a um dos maiores divulgadores do cristianismo, dedicando-se a uma vida de renúncia e propagação dos ensinamentos do grande mestre.
Chico Xavier e o Sofrê
Por Priscila Batista
Abençoada é a humanidade por ter tido a oportunidade de receber Chico Xavier em seu berço neste momento da história onde é possível se ter tantos registros e fatos da sua vida, exemplos de conduta disponibilizados para tantas pessoas.
Dia 02 de abril comemoramos 113 anos do nascimento do nosso querido Chico, este ser humano incrível que nos ensinou muito e segue em nossas vidas através das obras psicoagrafadas por suas mãos benditas e seus exemplos admiráveis de amor, renúncia, resignação e bondade.
Diversas biografias tratam da vida de doação deste médium que, com mais de 450 milhões de obras publicadas em diversas línguas, deu voz à grandes e caridosas almas que atuaram em pról da humanidade levando luz e esclarecimento sobre a vida, neste e no outro plano, e suas relações.
Muitos são os fatos que destacam a vida e obra deste irmão, entre centenas de “causos” peço licença para reproduzir trecho da entrevista que Chico concedeu a Elias Barbosa e está reproduzida na obra No mundo de Chico Xavier:
Como estamos usando nosso tempo?
Por Márcio Conegero
O que temos feito para aquelas pessoas que estão ao nosso lado? Nossos filhos, companheiros, nossa família? O que temos feito para nossos amigos, colegas de trabalho? Estou vivendo de maneira adequada com minha família, com minha comunidade? Que dizer então para com as pessoas necessitadas que só querem um pouco mais de dignidade para viver?
A espiritualidade nos dá, com a reencarnação, a essência de sermos humanos, na forma de aprendermos a relacionarmos conosco mesmo, com o outro, com a natureza, com o universo, com Deus.
Todos já devem ter visto o filme “O Todo Poderoso”, com Jim Carrey e Morgan Freeman. Essa comédia mostra como seria se Deus desse a cada ser humano comum seus poderes divinos.
A mensagem é clara: as pessoas já nascem com esse poder. Basta usar.
Os 2 Lados
Por Sérgio R. O. Araujo
Há uma frase, um trecho de um poema cuja autoria se remete à William Shakespeare, que sempre me fez refletir sobre nossa existência.
Alguns autores afirmam que não foi Shakespeare quem escreveu. Mas isso não importa muito. Transcrevo o trecho para nossa reflexão: “[…] Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.[…]”.
Com base no que a Doutrina Espírita nos ensina, podemos tirar várias reflexões dessa afirmação tão simples e verdadeira.
POR QUE NÃO JULGAR
Por Fátima Kopke
“PORQUE COM O JUÍZO COM QUE JULGARDES SEREIS JULGADOS, E COM A MEDIDA COM QUE TIVERDES MEDIDO VOS HÃO DE MEDIR A VÓS”. Mateus 7:2
A AUTORIDADE MORAL DO CRISTO, POR SI SÓ, MOSTRA-SE SUFICIENTE PARA ESTIMULAR O CUMPRIMENTO DESSA PREMISSA.
ESSE ENSINAMENTO DE JESUS, UM DOS MAIS CONHECIDOS AO LONGO DE MAIS DE DOIS MILÊNIOS, TEMOS OUVIDO, ENUNCIADO , MAS QUASE SEMPRE DESCUMPRIDO.
JESUS TRATA NESSE ENSINAMENTO SOBRE O JULGAMENTO MORAL QUE FAZEMOS UNS SOBRE OS OUTROS. NÃO SE TRATA DE UM PROCESSO DE BARGANHA COM DEUS. JESUS, FAZ REMISSÃO AO PRINCIPAL MECANISMO DE APLICAÇÃO DA LEI DE JUSTIÇA, QUE É O TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA.
ESPIRITISMO
Por Cláudia Barbosa
Neste texto elucidarei um pouco sobre o Espiritismo ou Doutrina Espírita, para que possamos entender e/ou recordar um pouquinho como chegamos até aqui.
Falar do Espiritismo é rememorar a história da humanidade, já que sempre houve fenômenos espirituais. Contudo, definiu-se como marco inicial do espiritismo a data de 18/04/1858, com a publicação da primeira edição de “O Livro dos Espíritos”.
A Doutrina Espírita surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo renomado pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 -1869).
Fé
Por Eduardo Ferreira
Companheiros de jornada, saudações fraternas.
Resolvi trazer a todos nesta semana uma breve reflexão. Como estamos cultivando a nossa fé?
Temos nos deparado nos últimos meses com uma carga energética densa que paira não só o nosso país, mas em todo o orbe terrestre. Convivemos com guerras, tragédias, disputas pelo poder a qualquer preço, dentre outras situações.
A Visão do Carnaval, como Espírita
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, minhas saudações.
Propiciamente tenho a oportunidades de abortar este tema, justamente na época de festividades carnavalescas que ocorrem em nosso país.
Em pesquisa, descobri que verdadeiras origens do Carnaval ainda são uma incógnita… Não há como comprovar cientificamente onde e quando nasceu o Carnaval.
* Sim minhas amigas e amigos, o Carnaval não foi originado no Brasil*
Os estudos estimam que as primeiras celebrações, que mais tarde tomariam o nome de “Carnaval”, ocorreram antes do nascimento de Cristo, tendo sua origem nas festas relacionadas com a agricultura.
Diferença
Por Euckaris Mendes
Que a paz do senhor esteja conosco.
Falaremos dos males que assolam humanidade.
O ódio em muitos lugares se fortalece pela falta de entendimento e compreensão nas diferenças.
Como seres únicos, temos nossa individualidade, nossa comunidade momentânea, nossas crenças que não são únicas. Como seres pensantes, dotados de inteligência, cabe a nós a compreensão do intuito das diferenças.
MELHORANDO SEMPRE
Por Carlos Magalhães
Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que se encontram diante de mim.
Paulo ( Filipenses, 3:13)
O fruticultor, com o objetivo de colher os melhores frutos, recorre à enxertia. Nós, desejosos de nos tornarmos a cada dia melhores como espíritos a caminho da perfeição, recebemos minucioso cuidado por parte de Deus pois, na verdade, somos ainda plantas espirituais.
QUANDO É PRECISO CALAR
Por Ana Lúcia Maluffe
“Há só um Legislador e um Juiz que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” — (TIAGO, capítulo 4, versículo 12.)
Uma das maiores fraquezas do ser humano é falar sem propriedade e inconsequentemente. Na atualidade, com a rapidez que as notícias nos chegam, a emissão de julgamentos rápidos e irrefletidos podem gerar desastres maiores que os erros analisados e julgados.
ESCOLHENDO O CAMINHO
Por Aloise Gaio
Fazemos escolhas todos os dias, o tempo todo, se vamos ficar mais um pouco na cama, o que vamos comer no almoço, mas principalmente o que vamos nutrir em nós. Muitas dessas escolhas estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos e mecanismos de defesa.
Jesus, nosso modelo e guia, Evangelho vivo de Deus, nos deixou importantes orientações para o nosso desenvolvimento espiritual.
RECOMEÇAR
Por Helenita Muradás Mizael
Para muitas pessoas a ideia de recomeçar é algo terrível… Acredito que chegou o momento para começar a enxergar o quanto é necessária essa ação diária. A palavra RECOMEÇAR é uma grande oportunidade para a EVOLUÇÃO e para o CRESCIMENTO.
Recomeçar é a grande chance que recebemos diariamente em nossa encarnação. O recomeço é diário em nossas vidas a cada dia que experimentamos novas sensações; o hoje nunca será igual ao ontem… As semanas, meses, anos… passam numa velocidade incrível;
“O seu mau humor não modifica a vida”*
por Nelia Naldi
*André Luiz no livro “Agenda Cristã”, lição 38
O mau humor é uma das facetas do orgulho. Ficamos mal humorados quando as coisas não correm da maneira que queremos. Quando as pessoas não agem do modo como esperamos. E o que significa essa insatisfação com os acontecimentos, as pessoas, conosco mesmos?
Nosso orgulho nos faz supor que o mundo gira à nossa volta, devendo tudo correr conforme a nossa vontade. Afinal, que somos nós? Deuses?
É a nossa falta de humildade, a nossa falta de caridade, a nossa falta de AMOR que nos faz ficar de mau humor. Não conseguimos ACEITAR os fatos, as pessoas, nós mesmos. E com isso só conseguimos nos transformar em verdadeiros imãs, a atrair as energias negativas que estão à nossa volta.
Primeiro de janeiro
Por Victor Dutra
Ainda na infância de nossas existências , estabelecemos o início de cada ano de nossas vidas na matéria, como novo recomeço, coletando em nossas intimidades as sensações de necessidades “urgentes“ de transformações, e através de promessas, intuitivamente tentamos apaziguar o nosso Ser com a nova chance que nos foi dada pela “virada do ano”: pular 07 ondas no mar; guardar sementes de romã na carteira; arranjar um emprego; me apaixonar, entrar na academia e começar a malhar; parar de fumar e beber, emagrecer, não vou mentir nem me iludir; não vou ficar parado vendo o tempo passar são tantas as emoções (já dizia Roberto Carlos no seu show de final de ano)
Presente de Natal
Por Fernando Schiavi
Como data festiva o Natal é um arranjo inventado e enriquecido através dos tempos pela incorporação de hábitos e costumes de várias culturas: a árvore natalina é contribuição alemã; o Papai Noel (São Nicolau) nasceu na Turquia; e os cartões de natal surgiram na Inglaterra em meados do século XIX.
Jesus nasceu na cidade de Belém, mas é muito improvável que tenha sido no dia 25 de dezembro. Alguns historiadores apontam que ele nasceu em março, cerca 05 anos antes do que se restou estabelecido culturalmente. Na Roma antiga, o dia 25 de dezembro (Solstício de Inverno) era consagrado ao “Natalis Solis Invicti”, festa dedicada ao “aniversário” do Sol. A Igreja romana não tardou em aproveitar a data para a festa cristã do Natal de Cristo, o verdadeiro “sol de justiça”.
Diante de Jesus
Por Sérgio R. O. Araujo
“Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando.” Jesus (João, 15.14)
Qual seria hoje nossa postura, nossa reação se Ele, Jesus, aparecesse na nossa frente, no nosso convívio diário trazendo até nós Suas palavras de luz, palavras de vida eterna?
Aceitaríamos as palavras, os ensinamentos do Mestre? Abriríamos as portas do nosso coração para Ele? O consideraríamos como nosso amigo?
Ouvi de um confrade da seara Espírita uma expressão que me chamou atenção. Ele disse algo mais ou menos assim: “eu amo Jesus, adoro ler seus ensinamentos, citar os exemplos que Ele nos deixou, mas não me sinto em sintonia com Ele. Estou nesse caminho, nessa busca.”
Olhos de ver e ouvidos de ouvir
Por Priscila Batista
“Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Mateus 13:9
Era comum encontrar a expressão “olhos de ver e ouvidos de ouvir” nas frases atribuídas a Jesus. E para compreendermos um pouco mais sobre essa expressão, destacamos para nossa reflexão um trecho mencionado na parábola do semeador em Mateus 13, 1:23
A maior das virtudes
Por Márcio Conegero
Na parábola do Bom Samaritano, indagado sobre o que era preciso fazer para possuirmos a vida eterna, Jesus deixe claro a necessidade de se amar o próximo como a si mesmo.
E quem é o nosso próximo?
Todo aquele que se apresenta em nosso caminho com suas necessidades.
“Porque tive fome e deste-me de comer; tive sede e deste-me de beber; precisava de alojamento e recolhestes-me; estava nu e cobristes-me; estava enfermo e visitastes-me; estava no cárcere e viestes ver-me.”
Onde nos leva o medo??
Por Lúcia Pecora
Hoje vamos parar por momento para refletir sobre o medo, sentimento válido, importante ligado ao nosso instinto de preservação que ao entrar em ação ativado por ameaças reais ou não provoca a liberação de substâncias em nosso organismo que nos capacitam a pensar, agir e atuar rapidamente o que com certeza pode nos favorecer e aos que estão em nosso entorno. Ferramenta poderosa que existe em todos nós e quando saudável e em equilíbrio é um excelente balizador gerando a tão necessária prudência.
“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS ,POIS O REINO DOS CÉUS PERTENCE AOS QUE SE TORNAM SEMELHANTES A ELAS.
Por Fátima Kopke
COMO COMPREENDER ESTA LIÇÃO? CONTINUANDO ESSA PASSAGEM ……. 15 EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO UMA CRIANÇA DE MANEIRA NENHUMA ENTRARÁ NELE. 16 E, TOMANDO-AS NOS SEUS BRAÇOS E IMPONDO-LHES AS MÃOS, AS ABENÇOOU.”
EXTRAORDINÁRIO SER X SER EXTRAORDINÁRIO
Por Euckaris Mendes
Deus nos fez para o extraordinário. Para sermos seres extraordinários.
Ser extraordinário difere de Extraordinário SER.
Extraordinários seres, todos somos!
Mas nem sempre o sabemos…
Basta o fato de sermos criados por ELE para sermos Extraordinários seres!
Mas o que falta para sermos Seres Extraordinários, se já somos extraordinários seres???
Falta apenas uma pequena atitude que traduz toda a grandiosidade do Ser Extraordinário : Saber AMAR!
Felicidade – Visão Humana e Visão Espírita
Por Eduardo Ferreira
Caros irmãos, que a Luz de Jesus ilumine a vida de cada um de nós.
Neste momento, resolvi trazer uma reflexão sobre um tema que buscamos sempre, a Felicidade. Mas, afinal de contas o que é a Felicidade?
Se abrir uma pesquisa, seja nas redes sociais ou até mesmo nos comentários, veremos que cada um tem uma visão diferente sobre a definição de Felicidade. Uns dirão que Felicidade é ter uma boa casa, outros um bom emprego, já alguns um cargo de chefia, sucesso financeiro, profissional, enfim, a lista é ampla, pois como somos seres únicos e em evolução, temos diferentes visões sobre este tema.
Segundo o Dicionário Aurélio, Felicidade é “qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar”, mas será que isso tudo realmente pode nos tornar felizes?
VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO: EVOLUÇÃO OU INCERTEZA PARA UM MUNDO MELHOR?
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, minhas saudações.
Esta reflexão que compartilho é espelhada no meu dia-a-dia, em situações do meu trabalho e a convivência com minha família.
Utilizamos inúmeras plataformas sociais para nos comunicar com as demais pessoas, tais como o Facebook, Instagram, Twitter, Face Time, Whatsapp, Youtube, etc.
E como se não bastassem as redes sociais, temos ainda as plataformas corporativas, como Microsoft Teams, Zoom, Google Meeting, Link, etc, muito utilizadas nas universidades e empresas, que sem dúvida, tornaram-se ferramentas importantíssimas do nosso cotidiano.
Equilíbrio do Espírito
Por Claudia Barbosa
“A revolta constante gera desequilíbrio na mente, no corpo e na alma. Não é o corpo que é fraco, mas o Espírito que permanece rebelde.”
Joanna de Angelis – Vida Feliz; cap. 18
Dar vazão aos pensamentos ruins é mais fácil porque são mais atraentes. Sem perceber, nos prendemos a situações irrelevantes e causadoras de grandes conflitos e angústias fazendo com que entremos em um espaço fechado onde ninguém tem acesso, exceto nós mesmos. Com isso, nos tornamos presas da negatividade ainda existente, dificultando o nosso desenvolvimento espiritual.
O DIVINO PROFESSOR
Por Carlos Magalhães
“ Vós me chamais “Mestre” e “Senhor”, e dizeis bem porque eu o sou”
( João 13:13)
Comemorado oficialmente no Brasil em 15/10, por Decreto Federal desde 1963, o Dia do Professor homenageia essa figura ímpar na sociedade, indispensável mediador na construção e expansão do conhecimento em todas as áreas do saber. Parabéns Professores!!”
“FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA”(Cora Coralina)
Ainda que não atuemos como profissional qualificado para tal, todos nós, em algum momento, ao longo da nossa caminhada na Terra, ensinamos algo a alguém e com ele também aprendemos; influenciamos e somos influenciados, permitindo ou não que o amor fraternal de Deus permeie as nossas ações, como ensinou e vivenciou o Divino Professor – Jesus.
Criança na visão espírita
Por Ana Lúcia Maluffe
(LE Q. 383) Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela infância?
Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível, durante esse tempo, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.
Tudo tem um propósito nas obras de Deus; nada é por acaso. Quando temos isso em mente fica mais simples compreender por que em nosso retorno ao mundo físico somos tão frágeis e fofos, despertando a ternura e os cuidados dos que nos rodeiam.
Evangelho no Lar
Por Aloise Gaio
O Culto do Evangelho no Lar é um momento de especial convívio com o Cristo.
O Mestre nunca nos desamparou, sempre nos enviando mensageiro, para que não caminhássemos nas trevas.
Quando esteve entre nós, sendo a Boa Nova, o Evangelho vivo de Deus, envolveu todo o planeta com as vibrações de sua mensagem e de seu amor, alcançando todos os corações, encarnados e desencarnados. Portanto não podemos dizer que não conhecemos sua mensagem, mas, que nós a esquecemos, distraídos que fomos.
Quando nos propomos ao culto do Evangelho no Lar estamos na verdade nos colocando como aprendizes do Mestre na recapitulação dos ensinos.
Esse momento não tem fórmulas, mas um roteiro:
Por que aprender a praticar a gratidão?
Por Helenita Muradás Mizael
Gratidão é uma palavra que nos últimos tempos tornou-se popular em todos os grupos. Mas de fato o que é gratidão?
Gratidão é muito mais que um simples OBRIGADO. Gratidão vem do fundo do coração é considerado um sentimento de reconhecimento a um “fato” ou “ação” que tenha sido feito a você.
Praticar a gratidão é um exercício diário de reconhecimento as oportunidades que são enviadas pelo universo a todo instante e muitas vezes não percebemos.
Não julgueis
Por Nelia Naldi de Oliveira
“Não julgueis, e não sereis julgados” Lucas 6:37
Ao procurarmos no dicionário o significado da palavra JULGAR, encontramos:
– tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro
– formar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo)
Sinônimos: avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular
Ao analisarmos o segundo item e os sinônimos, percebemos que Jesus não se referia a esta vertente da palavra JULGAR.
Um pequeno estudo sobre a atualidade
Por Victor Dutra Vieira Filho
Buscando a sua forma de evolução , o espirito encarnado na essência do esquecimento fisiológico da sua natureza espiritual, frequentemente sente-se desconectado do ambiente, da sua história de vida, como que se essa vida não tivesse “encaixado ” em um roteiro que gostaria ou esperaria, antes de tudo.
Raros são os companheiros de jornada na Terra que fluem a sua vida e sua história, com um equilíbrio razoável em suas intimidades. Os questionamentos nos assaltam o íntimo, deflagrando os eternos conflitos humanos causados em sua essência pelo binômio Matéria x Espirito Socorremo-nos, habitualmente, isso quando já conseguimos encontrar o “fio da meada” da nossa natureza espiritual, em toda uma revelação que progressivamente, por milênios, nos tem mostrado o Homem Espiritual que somos.
A nossa Responsabilidade com a nossa Irresponsabilidade
Por Sérgio Araujo
“O indivíduo que não aceita a responsabilidade por seus atos e, constantemente, cria álibis e recorre a dissimulações, culpando os outros, é denominado imaturo” (As Dores da Alma, Francisco do Espírito Santo Neto pelo espírito Hammed)
O título acima pode parecer meio óbvio, um axioma que se torna realidade para o qual muitas vezes não nos damos conta.
Assumimos uma série de responsabilidades desde a mais tenra idade. Nossos pais nos passam conceitos e determinam tarefas simples como arrumar a cama ao levantar, escovar os dentes, manter os brinquedos organizados. Muitas vezes cumprimos de bom grado, outras somos forçados a concluir tal tarefa, fazendo-a até mesmo por obrigação ou por receio de alguma represália. Faz parte da formação de nosso caráter.
O Médico dos pobres, Bezerra de Menezes
Por Priscila Batista
A extensa obra e legado de nosso ilustre irmão, humilde e caridoso, Adolfo Bezerra de Menezes aquece nosso coração. Um espírita de nascença, como se intitulou, que nesta encarnação também atuou como médico, escritor, empresário e político. Sua trajetória e seu legado são memoráveis e presente na vida dos cidadãos e espíritas do mundo. Um homem além da sua época, que fazia a caridade e mantinha seu respeito aos princípios cristãos muito antes de conhecer o Espiritismo nesta encarnação.
Não temos a pretensão de elencar aqui todos os eventos conhecidos em sua biografia, mas apenas rememorar alguns fatos marcantes como celebração do aniversário de 191 anos desta ilustre e missionário espírito.
Tudo começou, segundo o espírito de Humberto de Campos, na obra psicografada por Francisco Cândido Xavier – Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho, com um convite de Ismael, a qual pedimos licença para reproduzir trechos pois não seria possível retratar o cenário com tamanha fidelidade:
“Antes dessa época, quando prestes a findar o Primeiro Reinado, Ismael reúne no Espaço os seus dedicados companheiros de luta e, organizada a venerável assembleia, o grande mensageiro do Senhor esclarece a todos, sobre os seus elevados objetivos….
PRONTIDÃO
Por Márcio Conegero
O ESE, capitulo I, item 3, nos traz as palavras de Cristo: “Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo”, e acrescenta: “aí estão a lei toda e os profetas”.
Portanto amar a Deus acima de tudo, amar a nós mesmos e amar igualmente o nosso irmão é nossa busca de perfeição. E temos a oportunidade de treinar esse amor a Deus através de nossos pensamentos e atos, relacionados a nós mesmos, cuidando de nossos pensamentos, de nossa saúde, de nosso auto perdão e também relacionados a nossos irmãos, em todos os momentos de convivência.
Relacionamentos fazem parte da vida, não estou falando só de relacionamentos entre pais e filhos, entre irmãos ou entre casal, e sim de todos os tipos de relacionamentos. E nem sempre eles fazem parte do lado bom da vida. Há pessoas difíceis de se relacionar, mas isso não anula nosso dever de convivência. Convivemos com pessoas assim em nosso local de trabalho, na sala de aula ou em qualquer grupo que participamos.
Oportunidades
Por Lúcia Pecora
Esta palavra norteia nossa passagem pelo plano material como espíritos encarnados. Provas, expiações, situações e pessoas difíceis no trato, nosso trabalho, relações de todos os tipos, escolhas equivocadas ou não, caminhos por mais tortuosos que possam parecer ao nosso olhar limitado, que percebe apenas uma pequena fração da imensidão vivida e destinada ao nosso espírito, tudo são oportunidades e perceber a vida desta forma a torna mais leve e fluida, pois quando algo termina, sempre teremos uma nova chance, principalmente para fazer diferente.
Fato é que todos os dias Deus oferece, disponibiliza um oceano de possibilidades em nossa existência com inúmeras oportunidades para que possamos aprender e crescer, aliás as únicas coisas absolutamente imutáveis em nossas vidas são os fatos de que um dia voltaremos a pátria espiritual, ou seja vamos morrer e que até que esse dia chegue teremos inúmeras possibilidades de pensamentos, ações, descobertas, crescimento e transformação.
Olhai, vigiai e orai
Por Fátima Kopke
“Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.” – Jesus. (MARCOS, 13:33.)
Essa orientação de Jesus é uma das mais recorrentes em seu evangelho.
Atenção para Olhar a vida, o que viemos fazer aqui, quais as consequências , para onde estamos caminhando, qual o nosso propósito? Essa e outras perguntas devemos nos fazer para alcançarmos o que Jesus quer nos dizer .
O nosso dia a dia, na vida material, acontece numa velocidade incrível que passamos despercebidos das oportunidades que nos são oferecidas ,para extrairmos o melhor que nos é oferecido. Desconectarmos do automático que muitas vezes nos leva as tentações, a emitirmos opiniões indesejáveis e nos questionarmos : Estou seguindo os ensinamentos morais de Cristo? Será que estou no rumo desejado para seguir as pegadas do Cristo?
REFORMA ÍNTIMA
Por Euckaris Mendes
- Embasado na obra de Ermance Dufaux “Reforma Intima sem Martírio”
Reciclar: passar por novo ciclo; reaproveitar; reformar; refazer; reaproveitar; tornar útil novamente algo que já não tem mais utilidade;
Reforma Intima é uma reciclagem de antigos conceitos, em novos e mais úteis conceitos; procedimentos; pensamentos, atitudes novas.
O sucesso da renovação intima, depende essencialmente da capacidade do encontro harmônico com as mazelas que, habitualmente, desejamos ignorar.
Aceitar-se é ter a coragem de olhar para si mesmo, criar uma “auto catarse” ser em si mesmo um espelho para analisar as suas reações e proceder a uma “busca terapêutica” para dignificação.
A mania de reclamar
Por Eduardo Ferreira
Você conhece alguém com mania de reclamação?
Temos em nossos círculos, sejam familiares, de amizades ou profissionais, sempre uma pessoa que reclama.
Essa pessoa reclama do frio, do calor, do presidente, do governador, do sapato que está apertado, do restaurante que está cheio, da comida que está sem tempero… e por aí temos inúmeras queixas.
Mas o que o Espiritismo diz sobre as reclamações, queixas e lamurias?
No Livro Agenda Cristã no capítulo denominado Não estrague o seu dia, André Luiz nos traz: As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
O Espírito Mateus, da Colônia Espiritual Maria de Nazaré, através da Médium Lucia, do Grupo Mediúnico Maria de Nazaré – CAVILE, em uma psicografia nos traz adoráveis reflexões sobre este tema e sobre as energias e sentimentos que envolvem o ato de reclamar:
MEDIUNIDADE: PRESENTE OU DÁDIVA?
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, minhas saudações.
Compartilhando mais uma vez minhas experiências e aprendizados dentro da Doutrina, lembrei da minha pré-adolescência, onde eu era “convidado compulsoriamente” pela minha mãe e minha avó a acompanhá-las nas Casas Espíritas em que elas eram voluntárias.
Claramente eu as acompanhava com a “tremenda boa-vontade de uma criança” pois tinha que ficar em um ambiente frequentado basicamente por adultos, sentado e em silêncio, obrigado a ouvir uma pessoa falar por horas sobre os espíritos (na verdade eram 30 a 40 minutos, mas para uma criança, pareciam horas…).
No final eu ficava intrigado, pois tinha que entrar em uma câmara escura com uma luz verde fraca, sentar e ficar rodeado de pessoas com as mãos estendidas sobre minha cabeça e de todos que estavam lá.
RENÚNCIA
Por Claudia Barbosa
“A renúncia, fruto da paciência e confiança em Deus, é o apanágio do Espírito que se identificou com o aspecto mais elevado da vida: AMAR, sem desejar recompensas”.
“Não pode haver progresso integral sem renúncia. A obra do aperfeiçoamento do nosso Espírito é urdida de renúncias sob aspectos multiformes. Não há caráter consolidado que se não funde numa série de renúncias. Quem não sabe renunciar, jamais firmará as bases seguras de sua evolução. Renunciar é vencer, vencer é viver. A redenção é impraticável fora da órbita das renúncias: só nesse ambiente o Espírito conquista a liberdade e firma o seu império”.
O homem é um animal que se espiritualiza. Veio do império dos instintos, e caminha para o reinado da razão. O desenvolvimento harmônico dos atributos do Espírito – inteligência, razão, vontade e sentimentos – determina naturalmente o recuo do instinto. À medida que o Espírito assegura seu poder, a animalidade se restringe. Semelhante transição, de um para outro reino, é obra da renúncia.
O CAMINHO PARA O PERDÃO
Por Helenita Muradás Mizael
Uma palavra tão pequena e tão gigante atingindo uma dimensão que pode transformar vidas.
Mas afinal de contas o que é perdoar? Por que sentimos tanta dificuldade nesse ato?
Segundo o dicionário da língua portuguesa perdão é o ato que uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era o seu dever.
Perdoar é um ato de grandeza emocional, esquecer uma ação/uma mágoa, recomeçar e ainda oferecer uma nova oportunidade de fazer novamente, de aprender – individualmente ou coletivamente de buscar FAZER aprender com seus erros buscando novas estratégias de acerto e acima de tudo tirar uma lição positiva.
O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO
Por Carlos Magalhães
Se podes? Tudo é possível àquele que crê” (Marcos 9:23)
“Se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar” Paulo (Romanos, 11:23)
A fé, seja ela humana ou Divina, é a nossa sustentação. A fé humana nos impulsiona rumo às conquistas individuais e a fé Divina dá sentido à nossa vida relacional justificando-a nossa transitória passagem por este mundo.
Dada a fragilidade da fé em nós, recebemos frequentemente o acréscimo Divino que nos capacita a realizar, na semeadura do bem comum, aquilo que, apenas com os recursos das conquistas pessoais, ainda não conseguimos. É O MISERICORDIOSO ACRÉSCIMO DIVINO.
Assim, por ele fortalecidos seguimos em frente confiantes, nos transformando interiormente, melhorando sempre e contribuindo para a transformação do mundo, no pequeno ou grande universo das nossas realizações.
A Coragem e o coração de Jesus
Por Ana Lúcia
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês a minha carga e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso interior. Pois a minha carga é suave e leve.
Jesus Cristo
A Fé e a Caridade
Por Aloise Gaio
“A fé e a caridade
- Disse-vos, não há muito, meus caros filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Pudera ter dito que a caridade é impossível sem a fé”
O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI
Tenho refletido sobre a fé, e esta semana o seguinte texto foi objeto de estudo do meu Evangelho no Lar – “A fé e a caridade”.
E logo no início do item 13 me deparei com essa ideia: que a caridade é impossível sem a fé, me veio o ensino do óbolo da viúva, que não teria doado tudo que tinha para seu sustento, se não houvesse a fé.
O mal não merece comentário em tempo algum
Por Nelia Naldi
Por quê será que nós, seres humanos, gostamos tanto de ouvir/falar sobre desgraças, mortes trágicas, doenças, acidentes?
Porque estamos mergulhados na psicosfera da Terra (um planeta de provas e expiações), que é a somatória de todos os pensamentos e sentimentos dos seres humanos, encarnados e desencarnados. Este é um complexo total, estamos sempre sob a influência uns dos outros.
É como se estivéssemos num aquário, mergulhados feito peixinhos, sujeitos todos a essa atmosfera que nos envolve.
Então não tem jeito? Não há como escapar disso?
Em ‘O Livro dos Espíritos”, p. 459, Kardec pergunta: “Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?” E os Espíritos respondem: “Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”.
A Cólera
Por Euckaris Mendes
Não matarás; todo aquele que matar merecerá ser condenado pelo julgamento. Porém eu vos digo que aquele que se encolerizar contra seu irmão merecerá ser condenado pelo julgamento.”
Meus irmãos, quantas vezes matamos a esperança de nossos filhos, educandos, amigos, companheiros? Matamos sua autoestima? Matamos sua vontade de viver?
Matamos seu sonho e aspirações? Matamos seu desejo de ser útil, de ser grande de alma com nossa pequenez, nosso egoísmo, nossa insensibilidade, nossa cólera?
Amar simplesmente
Por Priscila Batista
Se tivéssemos a noção do Amor Divino por nós, Suas criaturas, nossas atitudes perante a vida e perante o próximo seriam outras e nossa evolução, muito mais rápida.
Seria maravilhoso desenvolver um olhar de amorosidade para todos que cruzassem nosso caminho, e mesmo aqueles desconhecidos, todas as vezes que pensássemos no coletivo. Um olhar amoroso como de uma mãe, afinal esse amor é tão sublime e tão grande que é conhecido por ser o mais próximo, na Terra, do amor de Jesus Cristo pela humanidade. Jesus encarnou e deu a própria vida para nos ensinar a AMAR e SERVIR. Uma mãe também é capaz de dar a própria vida pelo filho… A grande maioria das mães simplesmente amam e servem… não é assim?
MATERNIDADE: MISSÃO DE AMOR ETERNO?
Por Márcio Conegero
O amor é inevitável! Ele não vem, já está onde deve estar!
Todos nós estamos destinados ao amor. E não há como alguém mensurar a magnitude do seu poder de transformação no ser. Só se sabe que, quando o amor é percebido, tudo muda! E nada mais será como antes.
E quanto a maternidade, sabemos que ela é inerente a mulher, é uma dádiva divina especialmente dirigida a elas!
Chico Xavier nos diz que o amor maternal é algo que nunca se pode definir, que a altura, o grau desse sentimento não têm como ser medido.
Quem é o obsessor?
Por Lúcia Pécora
De forma geral, até mesmo para os céticos não muito convictos, para os espiritualistas e até mesmo os espíritas menos atentos é frequente culpar espíritos malignos, mal olhados ou trabalhos e amarrações como culpados por insucessos dos mais variados tipos. No momento de desespero muitos se dirigem as casas espíritas, aos templos e apelam ao plano espiritual por vezes representado por caboclos e pretos velhos em busca de alivio para alegadas perseguições.
OS DESAFIOS SÃO MUITOS .... NOVOS CAMINHOS
Por Fátima Kopke Brito
VIVEMOS UMA VIDA DE EXTERIORIEDADES, NA CORRERIA, EM BUSCAS DE OPORTUNIDADES, MUITAS VEZES SEM SABER QUAL O PROPÓSITO DE VIDA.
É TEMPO DE RENOVAÇÃO, DE TRANSFORMAÇÃO. NADA MUDA SEM UM PROPÓSITO, O PROPÓSITO DIVINO. SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS EM PROCESSO EVOLUTIVO DE APRIMORAMENTO, DESTINADOS À FELICIDADE PLENA E À PLENITUDE DO SER.
A DOUTRINA ESPÍRITA NOS ENSINA QUE TODOS NÓS ESTAMOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, CADA UM EM SEU TEMPO.
O UNIVERSO CAMINHA JUNTO CONOSCO, O NOSSO PLANETA TERRA TAMBÉM PASSA POR MUDANÇAS, E AGORA É O TEMPO EM QUE ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM UM MUNDO DE REGENERAÇÃO.
RESSURREIÇÃO
Por Euckáris Guimarães Mendes
Peço a Deus que o faça entender as diferentes verdades com discernimentos e justiça.
Que sua palavra seja sempre uma só.
Que você se trone digno do que semear.
Que você se respeite.
Que não cai no descrédito e nas mentiras de “um meio de rio”.
Lute por sua margem, lute por um lugar ao sol, decente e digno.
Não deixe que as mágoas, mentiras e duvidas penetrem no coração daqueles que confiam em você.
Que seja HUMILDE o suficiente para mudar coisas erradas, especialmente em si mesmo.
Atendimento Fraterno – porta de entrada aos espíritos necessitados na Casa Espírita
Por Eduardo Ferreira
O Atendimento Fraterno consiste em receber a pessoa que busca a Casa Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades, fornecendo-lhe breves orientações evangélico-doutrinárias para compreensão de seus problemas, assim como encaminhá-la, se assim desejar, aos recursos espirituais que a Casa Espírita possui, assim como transmitir-lhe estímulos de que esteja precisando.
O Atendimento Fraterno é uma relação que deve estar presente em todas as atividades da vida humana, nas relações interpessoais, em especial na Casa Espírita.
A responsabilidade dos Dirigentes dentro das Casas Espíritas
Por Danilo Kostenko
Queridas irmãs e queridos irmãos, minhas saudações.
Hoje abordo um tema relativamente delicado dentro do chamado “meio” Espírita, que é a responsabilidade dos dirigentes nas Casas Espíritas.
Considero delicado, pois a grande maioria de nós (onde me incluo), começou a estudar os maravilhosos ensinamentos da Doutrina motivados pelas aflições interiores, buscando uma resposta lógica e confortável para sanar estes sentimentos, sem a aplicação do pragmatismo religioso.
Em hipótese alguma teço críticas às demais Denominações Religiosas, bem como sua forma de condução, pois sabemos que todos os caminhos nos levam à elevação moral e espiritual, cada um dentro de seu entendimento.
O que chamo a atenção (começando por mim mesmo), é a responsabilidade de quem dirige ou conduz uma Casa Espírita.
O AMOR
Por Claudia Barbosa
O Amor é o sentimento mais sublime, dito e ensinado pelo Cristo.
Por Amor, vivemos e morremos;
Por Amor, somos todos convidados a relacionarmos uns com os outros;
Por Amor, buscamos na felicidade;
Por Amor, estamos conectados inconscientemente;
Por Amor, temos inúmeras oportunidades de fazer diferente;
Por Amor, somos curados várias e várias vezes;
TENTAÇÕES
Por Carlos Magalhães
É natural no mundo em que estagiamos, mundo de prova e expiação, onde o bem e o mal estão presentes, caminharmos sob as ameaças das tentações. Elas se encontram na raiz das nossas conquistas e experiências no passado longínquo a caminho da evolução espiritual.
As tentações, forças em desequilíbrio em nós, emergem a nos informar que os devidos reajustes se fazem necessários através da melhor utilização do nosso livre arbítrio já que elas podem ser alimentadas ou não por nós. É uma questão de livre escolha.
Enfrentar as tentações deve ser para nós, como enfrentar um desafio na vida profissional, tais como, a ampliação do conhecimento, a disciplina na busca, a determinação no propósito e outros tantos que exigem de nós investimentos maiores em áreas específicas, para nos colocarmos num novo patamar de competência.
POR FAVOR, NÃO ME JULGUE!
Por Ana Lúcia Malufe
Ouvi essa frase de uma aluna que entrou na minha sala com os olhos repletos de dor e lágrimas. Ela continuou: “Eu sei que é errado, que não adianta, mas não consegui controlar, dói muito, desculpe, professora…”, mostrando seu braço todo arranhado.
Tudo o que pude fazer naquele momento foi abraçá-la, dizer que eu não a julgo, deixá-la chorar até se acalmar e depois conversar para tentar entender e acolher (ela está fazendo tratamento para depressão).
Não pretendo alarmar ninguém, mas sim alertar. O número de adolescentes com depressão ou outros transtornos que afetam a saúde mental aumentou muito, após a pandemia. Muitos trazem de vidas anteriores esses sentimentos de tristeza e melancolia.
Fé
Por Aloise Gaio
Por todos os séculos nunca estivemos órfãos, sempre fomos orientados pelos enviados de Jesus, que recebeu de Deus a tarefa de guiar os Espíritos deste orbe à evolução. Ele e seus colaboradores e missionários agem nas grandes obras. A nós cabe desenvolver e fortalecer a fé, e agir em nossa área pessoal de atuação, isto é, cumprir nosso planejamento, ampliando-o se possível.
A fé ao contrário do que muitos pensam, não é crer, acreditar, mas confiar. Fé é confiança e requer intimidade, vínculo estabelecido no relacionamento com alguém. Como confiar em quem não conhecemos?
Conquistamos a fé pelo convívio com Deus! Estreitando laços através das orações, observando-nos intimamente e pondo em prática o Evangelho de Jesus, para que mais atentos possamos percebê-lo.
Dê uma chance à Paz!!!!
Por Euckáris Guimarães Mendes
Em homenagem aos nossos irmãos Ucranianos…neste momento!
A Paz está dentro de cada um de nós. Em um cantinho do nosso coração, lá está a Paz; sufocada, esmagada pela nossa ambição, egoísmo, preconceito, nossa violência, nossa incompreensão, desamor, orgulho, vaidade, injúria…
Ela espera uma chance para renascer forte quando deixarmos germinar e cultivarmos em nós mesmos o altruísmo, a generosidade, a igualdade, a CARIDADE, a compreensão, o AMOR, a humildade, a benevolência, a ternura, a mansuetude….
Uma reflexão sobre o Egoísmo
Por Euckáris Guimarães Mendes
Em nosso egoísmo constante, muitas vezes imperceptível, é comum
trocarmos a realidade pelas aparências. Esquecemos de respeitar cada
pessoa no lugar que lhe é devido.
Cada alma é sempre uma incógnita para outra alma. Em razão disso, não
é justo pisotear o outro por nossa própria e ilusória tranquilidade. O que
compete a cada um de nós é, corrigirmos o egoísmo exagerado que ainda
carregamos no íntimo e abrirmos nossos braços e sentimentos em todas
as direções, na certeza de que somos portadores de virtudes e defeitos e
que reberemos sempre no acerto final, “de acordo com nossas obras.”
A Fénix
Por Lourdes Aparecida Cominatto dos Santos (Im Memoriam 28/02/1949 – 08/12/2021)
Jesus ordenou: Desatai-o, para que viva livre.
Há tempos ganhei um pequeno bonsai. Era uma pequena jabuticabeira. Deveria alegrar-me com o presente, mas ao contrário entristeci-me.
Eu e meu companheiro, apressamo-nos em cuidar da pequena planta, toda amarrada com arames, limitando- lhe os movimentos e quanta dificuldade para respirar e viver. Cuidamos dela com carinho, conversando e pedindo permissão para desatar- lhe os nós. E fomos, aos poucos, libertando-a.
A responsabilidade dos Espíritas dentro e fora da Casa Espírita
Por Danilo Kostenko
Uma grande parte de nós chegou ao Espiritismo (ou a outra Religião), motivados pela dor.
Sei que é uma afirmação um pouco enfática, mas vamos refletir um pouco juntos:
Quando realmente lembramos de Deus e procuramos amparo na Religião?
Na maior parte das vezes quando estamos tristes, desamparados, desesperados ou em situações que nos levem a uma grande inquietude, como problemas com doenças, emocionais, físicos, financeiros, de relacionamento etc.
Umbral
Por Claudia S. Barbosa
Esse é um tema significativo e muito temido pelos espíritas que ainda se encontram em desajuste consigo mesmos.
Entretanto é importante entender que o umbral é um local, um ambiente onde habita criaturas com frequência vibracional de energias deletérias, primitivas e tóxicas; criaturas em atraso espiritual.
O umbral é aquilo que o nosso pensamento produziu durante a encarnação. Quanto mais estivermos presos à matéria, às paixões e emoções negativas, mais denso nosso períspirito estará.
A cruz que carrego ou a cruz que me carrega?
Por Carlos A. Magalhães
Os pensamentos, aqueles que nós cultivamos, direcionam a nossa vida e constituem a base das nossas ações, sejam elas de prazer ou pesar. Podemos mudar o rumo da nossa vida, mudando os padrões dos nossos pensamentos.
Afirma-se que Deus não coloca sobre os nossos ombros, fardos superiores às nossas forças. Esse pensamento é gerador de bom ânimo, entretanto, podemos pensar diferente, ou seja, Deus não coloca fardo algum sobre os ombros de ninguém. Ele nos dá a vida, nós a conduzimos, e através do livre arbítrio, pelas nossas escolhas, ausência de informação, teimosia, orgulho, ou imaturidade espiritual, criamos situações que por vezes, se transformam em fardos pesados que precisamos carregar, pois nos conduzem às transformações necessárias ao nosso processo de crescimento espiritual, mudando assim o “da cruz que eu carrego para a cruz que me carrega”
Lembranças
Por Carlos Alvim
Estava iniciando os meus estudos na Doutrina Espírita, corria o início dos anos 2000, muitas novidades, os pensamentos afloravam de uma maneira incrível, absorvendo tudo o que era falado pelos monitores dentro do Centro Espírita onde estava estudando. Ainda hoje, lá na minha cidade, muitas Casas seguem o mesmo padrão de estudo, um pouco diferente do que hoje se estuda por aqui. Um estudo “híbrido” onde a primeira hora era dedicada à “parte” teórica e a segunda hora já iniciávamos à “prática”, com cautela e respeitando os limites estabelecidos pela espiritualidade mentora da Casa.
Ah, se eu soubesse...
Por Ana Lúcia Maluffe
Quando “perdemos” entes queridos o sofrimento se instala e nos sentimos sem chão. Vem então o “Ah, se eu soubesse…”, mas nós sempre soubemos que estamos de passagem neste mundo; um tempo de aprendizado, resgate e quitação com as leis da vida. Natural e necessário é viver o luto. Chorar, sentir saudades, sofrer com a ausência física dos seres amados; tudo isso faz parte do processo.
Aprimoramento
Por Aloise Gaio
Acredito que a percepção da vida tenha dois lados: o motorista e o pedestre por exemplo, percebem as ruas de forma diferente, o cliente e o atendente, o comprador e o vendedor, e assim por diante. Nem sempre é possível compreender o outro lado, por falta de vivência, ou pelo esquecimento, pode ser difícil nos sensibilizarmos com algumas realidades.
Alma Grupo e o Espiritismo
Por Wilson Rodrigues Jr.
Estudar o Espiritismo é fundamental para quem se propõe a trabalhar pela Doutrina. Mas o que parece básico, óbvio, nem sempre é o que se nota entre os confrades, principalmente quando tocamos na questão dos animais. Ainda se ouve e lê muitos conceitos errôneos, equivocados, oriundos de pré-conceitos estabelecidos ou por pura falta de estudo mesmo. Por isso, é importante pontuarmos alguns aspectos no que se refere ao assunto proposto: alma grupo.
Kardec deixou claro nas primeiras questões de “O Livro dos Espíritos” que “princípio inteligente” é sinônimo de Espírito (que por sua vez, é sinônimo de “alma”, descrito na introdução da primeira Obra Básica da Doutrina). Também é muito comum ouvirmos no meio Espírita que os animais NÃO tem alma ou espírito, mas princípio inteligente. Talvez por isso, pensa-se que os animais fazem parte de uma alma grupo.
A Hora é AGORA!
Por Victor Dutra Vieira Filho
Desde os primórdios da Terra, recebemos as condições plenas para projetarmos o desenvolvimento do nosso Espírito nessa Escola abençoada, pelo Espírito de Jesus, o Cristo.
A centelha que nos direcionava à busca íntima de nosso Criador,” Deus dentro de nós”, amparada por Espíritos missionários, que em uma verdadeira revelação continuada, percorreu longo caminho. Se completa com o monoteísmo implantado dentre nós por Moisés, e atinge a perfeição com a encarnação do Cristo, exercendo em nosso meio o seu Evangelho de libertação.
A fraternidade
Por Shirlei C. R. Barbosa
A fraternidade é a geratriz da liberdade e da igualdade de todos. É ela o inverso do egoísmo, uma das chagas humanas das sociedades de todas as épocas. É também uma das formas da manifestação do amor ao próximo, significando caridade com benevolência, compreensão e tolerância.
Nosso mundo parece muito distante do ideal de transformação pela fraternidade entre seus habitantes. Em pleno século XXI, após dois mil anos da presença do Cristo, com seus ensinos superiores sobre o amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, a Humanidade pouco evoluiu moralmente, continuando os homens egoístas e orgulhosos
As desculpas nossas de cada dia
Por Sérgio Araújo
No Livro Palavras de Vida Eterna[1] (Emmanuel/Chico Xavier) a lição 128 nos traz o título: Desculpismo. Emmanuel inicia o texto com uma passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 14, versículo 18: “E todos a uma vez começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: comprei um campo e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado”. Jesus
Escusar-se significa: dispensar de serviço ou obrigação; evitar; isentar; recusar-se. [2]
No texto Emmanuel nos relata sobre as desculpas apresentadas por irmãos que escorregaram pela delinquência ou que arruinaram o corpo em hábitos viciosos, sempre buscando uma justificativa para o que fizeram.
O despertar da alma imortal
por Priscila Batista
O homem vem tentando descobrir o propósito da vida desde os primórdios da humanidade. Filósofos, pensadores e intelectuais de todos os tempos buscam compreender esse mecanismo misterioso.
Existem muitas teorias e correntes, variadas versões e possibilidades, que vão do materialismo ao politeísmo. Respeitando todas as crenças, correntes filosóficas e religiosas, vamos trazer a reflexão da doutrina espírita para as seguintes perguntas: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? E por quê?
Condutas passageiras e comportamentos constantes
por Melisa Chagas de Assis
Para aqueles que me conhecem pessoalmente, me refiro principalmente aos que estão mais próximo nesta caminhada na abençoada Casa Espírita da qual tenho a honra de ser integrante e para a qual mais diretamente me dispus a me doar, obviamente estão observando com admirável discrição minhas ausências nas recentes reuniões de estudos.
Tolerância construtiva
por Marcio Conegero
Por que apresentamos dificuldades nas nossas convivências?
Como lidar com esses conflitos?
O primeiro pensamento que devemos ter diante dessas perguntas é que estamos aqui no Planeta Terra para evoluir. E essas intercorrências, se assim podemos dizer, fazem parte do nosso aprendizado, do nosso crescimento espiritual. Conviver é condição natural de todos, para que possamos evoluir e compreender as Leis Divinas que regem o aperfeiçoamento do Espírito. Aprender a conviver é lição de espiritualização humana.
Leituras edificantes
por Luciana Cecílio Seidl
Quando comecei a frequentar a Doutrina Espírita me deparei com muitos termos novos, palavras que não estava habituada a ouvir e nem falar, algumas até conseguiria entender pelo contexto da conversa ou de uma palestra, e outras eu precisava pesquisar para compreender melhor o seu verdadeiro significado. Muitos desses termos eu já comecei a usar desde o início, outros levei certo tempo para conseguir empregá-los com significância no meu dia a dia.
Os espíritas da nova era
por Lúcia Pecora
Quando Kardec apresentou o Espiritismo ao mundo, com suas obras maravilhosas e mensagem transformadora, abriu-se uma nova era para o entendimento e vivência dos ensinamentos de Jesus, com uma visão mais completa, que na época em que Jesus caminhava entre nós não poderia ser abordada.
Passada a esperada resistência inicial, houve a divulgação da doutrina mundo afora, conquistando cada vez mais seguidores por trazer sentido e compreensão das mazelas e tormentos pelos quais o homem passa durante a encarnação através das provas e expiações.
Vamos adiante
por Lourdes Cominatto
Tanto tempo perdido!
Sentado à beira do caminho, e a vida passando pela estrada, ainda cheia de pedras para serem retiradas.
E os homens de pouca vontade, ainda estão parados, esperando a solução para situação, que nem eles sabem.
E o passado que ainda pesa e continua vivo, como se acontecesse todos os dias.
Perdemos tanto tempo em valorizar as ofensas que nos deixamos atingir como dardos envenenados e que nos trazem as doenças das mágoas e dos ressentimentos que nos chegam ao coração e ao organismo.
Famílias em geral
por Ilma Batista
A UNIÃO ENTRE DOIS SERES NO PLANETA TERRA EXISTE SÓ EM ALGUMAS ESPÉCIES.
Por exemplo no reino animal: São aves inteligentes e muito engraçadas. São os papagaios, periquitos, araras maracanã, tuins, jandaias, caturritas, apuís, cacatuas, calopsitas. São conhecidos como psitacídeos. Por exemplo, um casal de Araras, periquito e papagaios. Afinal essas espécies vivem rigorosamente em casais e são o símbolo da fidelidade e do AMOR.
As palavras Aves e Pássaros à primeira vista podem parecer que são sinônimos. Mas, apesar de todos os pássaros serem aves, nem todas as aves são pássaros. A ordem dos psitacídeos é conhecida por reunir as aves mais inteligentes do reino animal. Espécies muito sociáveis, que vivem em bando e, em muitos casos, são parceiros monogâmicos. É uma forma de relacionamento em que um indivíduo tem apenas um parceiro para a época de acasalamento.
O Céu e o Inferno - 156 anos
por Hiram Vieira Sampaio
Desde as eras mais remotas, o homem primitivo tentava compreender de onde veio e qual era o seu papel no mundo. Incapaz de abranger na sua mente, naquele momento, a cosmologia do universo como a entende a astrofísica moderna, tentava explicar empiricamente os acontecimentos, com base na sua visão limitada. Assim, impressionado pela visão do sol que lhe trazia diariamente luz e calor, força e vida, passou a adorá-lo como um grande deus do céu.
Cuidar do corpo
Por Fernando Schiavi
Este corpo, carinhosamente concebido pela providência divina, partindo de um embrião minúsculo, se transforma num complexo de sessenta trilhões de células quando adulto.
Tal instrumento é forte para vencer grandes lutas e desafios. Porém, ao mesmo tempo, se mostra frágil, podendo perecer e se decompor com grande rapidez.
Somos todos iguais mesmo sendo diferentes
Por Fátima Kopke Brito
A Doutrina Espírita nos orienta para termos convivência pacífica, quando nos fala que somos todos irmãos. DEUS não criou cópias, somos originais e todos os filhos Dele. Diferentes mas semelhantes.
“O Mestre deixou claro que, para Deus, não havia eleitos – o Reino dos Céus é uma conquista comum a todos aqueles que cultivam o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Essa convicção é que levou Paulo de Tarso afirmar aos cristãos da igreja de Gálatas:
“Deus não faz acepção de pessoas” (Gálatas, 2:6).
A Unificação dos Espíritas
Por Euckaris Guimarães Mendes
Devido ao nosso passado repleto de interesses particularistas, desviamo-nos facilmente da tarefa essencial.
A fraternidade real pode ser substituída por velhas ilusões de projeção pessoal quando deixamos de escutar os chamados da consciência.
Tomando por base as lutas atuais do movimento espírita que apenas engatinha, fico imaginando o que será daqui a algumas décadas quando contar com milhões de adeptos. Por que reunir tantas almas falidas em uma só estrada? Não retornariam às mesmas ações?
O Papel da Mocidade na Casa Espírita
Por Danilo Kostenko
Um recado para os Dirigentes das Casas Espíritas: incentivem e valorizem os trabalhos das Mocidades, pois hoje eles são apenas jovens inquietos, rebeldes, na maior parte do tempo até com má vontade, mas uma base de Amor e Respeito lhes dará a oportunidade de se tornarem seres humanos equilibrados e amorosos, que poderão ajudar muito aos necessitados, principalmente aos necessitados da Alma.
Sustentabilidade Espiritual
Por Claudia S. Barbosa
O Espiritismo e a Ecologia são ciências afins, sinérgicas, que abordam temas importantes mas que infelizmente ainda não foram bem compreendidos e aceitos. Esses dois valores trazem a cada um de nós a responsabilidade como espíritos imortais e com o planeta que habitamos.
Estamos aqui de passagem, e quais legados materiais e espirituais deixaremos no planeta?
Autoiluminação
Por Carlos A. Magalhães
No mundo material, para se manter a luz artificial acesa, se faz necessário o uso de combustíveis diferenciados.
Para a luz espiritual, a fé e a fonte são os combustíveis usados. Para os espíritas, a fé raciocinada, pois sem a luz da razão desfalece a fé.(Evangelho Segundo Espiritismo cap.XXIV – item 7).
A fé e a fonte são imprescindíveis. A fé nos impulsiona e a fonte nos abastece mantendo vivo o processo da autoiluminação cujo objetivo maior é iluminar-se para melhor iluminar.
Voluntariado na Casa Espírita
Por Carlos Alvim
Muitos se aproximam e perguntam, como faço para ajudar o Centro Espírita? Existem algumas formas de ajudar, como por exemplo uma doação de alimentos que serão destinadas às famílias carentes, doação de dinheiro que serão destinados aos projetos em que o Centro espírita está engajado e doação de tempo! Como doação de tempo? Perguntam…
“Doando um pouco do seu tempo livre com trabalho voluntário!”
Autoperdão
Por Ana Lúcia Maluffe
O autoperdão esbarra na culpa, que tem como incentivadora o orgulho. Nos cobramos por orgulho, por não aceitarmos que não somos perfeitos, por não atingir expectativas irrealizáveis, por comodismo , pelo vitimismo paralisante , pela necessidade de não olhar para nossas sombras e acolhê-las como parte de quem somos.
Aprendizado e Mudança
Por Aloise Gaio
É bom lembrar que Moisés teve uma grande e árdua missão, que foi guiar o povo judeu nas Leis de Deus e afastá-los das velhas crenças politeístas. Devido ao grau de entendimento na época, Moisés acrescentou algumas regras para dar ordem e controlar a multidão que o seguia. Essas regras se tornaram leis.
Vacina contra a dor
O desamparo e a indiferença são irmãs gêmeas, doenças pandêmicas que assolam a humanidade. Desde eras incontáveis carregadas de injustiça, elas driblam todos os esforços e se instalaram na modernidade.
A ciência atual com toda sua sabedoria ainda não conseguiu compreender como tratar aquelas viroses amparadas pela competição e luta de poderes que geram agressividade, resultando notar-se em todo lugar e em quaisquer ideologias os atritos que conseguem separar corações amigos, que, ainda não confirmados pelo amor, sobrepõem-se aos sentimentos para fixar-se em desejos de curta duração e que geram o vazio existencial.
Só a terapêutica mais simples, de um homem simples artesão do amor, que foi Jesus, oferece a pauta do roteiro para encontrar a vacina que vai prevenir males diversos e dores infinitas.
Natal, a noite santa!
por Hiram Vieira Sampaio
A vinda de JESUS, o Messias ou Cristo na tradução grega, encontra seu momento propício quando os pródomos do direito romano, a organização da família e a sabedoria ateniense assinalavam o período de maioridade terrestre. O ser humano, com semelhantes conquistas estava pronto para dar mais um passo na sua senda evolutiva.
O Pensamento
Por Claudia S. Barbosa
O pensamento é uma poderosa ferramenta espiritual ainda pouco compreendida pelo ser humano, que, evidentemente, pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Certamente, se fosse estudado e entendido o seu verdadeiro alcance, o homem teria muito mais cuidado com os seus pensamentos e com aquilo que se permite pensar por influências diversas.
E está tudo bem...
Por Carlos Alvim
Estudar o Espiritismo decodificado por Allan Kardec vai um pouco além de ler um ou mais textos referenciando Deus, mesmo que esses textos sejam as obras básicas dessa doutrina que veio nos ensinar tantas e maravilhosas “coisas”.
Ao iniciar os estudos na Doutrina Espírita, é provável que como a maioria de nós, fomos “trazidos” pela dor, dor da perda, do sofrimento, da angústia, dos desencontros, do orgulho, do amor perdido, das idas e vindas da vida, enfim de todos os tipos de “dores” que ainda como seres falíveis, simples e ignorantes sentimos aqui e acolá.
Sobre os chamados e os escolhidos
Por Aloise Gaio
Sempre foi difícil para mim, compreender algumas orientações de Jesus, mas acredito que a perseverança e teimosia funcionam em algum momento. A passagem abaixo é uma delas.
AO QUE TEM SE LHE DARÁ
E chegando-se a ele os discípulos, lhe disseram: Por qual razão lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, lhes disse: Porque a vós vos é dado saber os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é concedido. Porque ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem, lhe será tirado. Por isto é que eu lhes falo em parábolas: porque eles, vendo, não vêem, e ouvindo não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre à profecia de Isaías, que diz: Vós ouvireis com os ouvidos, e não entendereis; e vereis com os olhos, e não vereis. (Mateus, Xll:10-14).
O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XVIII
Formas pensamento
Por Sérgio Araújo
O pensamento tem formas ou padrões que são criados?
Para entendermos essa questão, vejamos o que é o pensamento.
“Pensamento e pensar são”, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. […].
A transformação nossa de cada dia...
por Lourdes Cominatto
Nada dura para sempre e, sempre é tempo de mudar!
A vida é um presente de Deus e a reencarnação, nova oportunidade bendita, para evolução e renovação de cada um.
Quando o ontem não foi proveitoso, aproveitemos o “agora” para mudar a nossa rota.
Viver é o melhor remédio
por Hiram Vieira Sampaio
Uma jovem senhora de 32 anos de idade se envenenou tomando formicida, deixando o esposo e um filhinho em casa.
Não era pessoa de cultura excepcional, do ponto de vista do cérebro, mas caracterizava-se, na Terra, por nobres qualidades morais, moça tímida, honesta, operosa, de instrução regular e extremamente devotada aos deveres de esposa e mãe.
Tempo de Decidir
por Fernando Ribeiro Schiavi
Durante nossa história fomos agraciados três vezes pelos “céus” com grandes revelações, que procuraram ajudar a Humanidade a entender as razões da existência e encontrar o caminho da paz.
A primeira grande revelação foi trazida por Moisés através de leis divinas e civis, rígidas e materiais, necessárias ao pouco entendimento das pessoas da época, mas que denotavam um Deus “impiedoso”.
Aceitação
Por Claudia s. Barbosa
Em se tratando de aceitação, é notório muitas vezes o desconforto gerado nas pessoas. Isso acontece devido à dificuldade de contato com o diferente. Muitos de nós temos o hábito da comparação na ânsia de se convencer, ou convencer a outrem de nossa ilusória visão do correto. As diferenças despertam no indivíduo consideráveis conflitos porque ele não foi treinado para aceitar e entender, mas para obedecer, — refiro-me aqui ao desenvolvimento humano
Viver com essas incertezas é angustiante para uns e indiferente para tantos outros. Uns se apegam em crenças milenares, outros em absolutamente nada (tenho cá minhas dúvidas sobre esse “nada”).
Incertezas
Por Carlos Alvim
Desde imemoriais épocas perdidas nas brumas do tempo, o ser humano vive com dúvidas sobre o que ocorre após a morte. Morte essa que mexe com o imaginário de todos, sejam ateus ou crentes em algo ou alguma coisa além da sua própria compreensão.
Viver com essas incertezas é angustiante para uns e indiferente para tantos outros. Uns se apegam em crenças milenares, outros em absolutamente nada (tenho cá minhas dúvidas sobre esse “nada”).
O Cristo Redivivo
Por Aloise Gaio
Jesus sempre esteve conosco, envolvendo-nos em seu amor e benevolência, nos orientando desde os tempos mais distantes, através de seus emissários, portadores das palavras que iluminaram as trevas de cada tempo.
Moisés foi um marco, a Primeira revelação – veio estabelecer as bases da justiça e do direito.
Empatia
Por Sérgio Araújo
Empatia tem sido um termo muito empregado ultimamente nas empresas, nos meios sociais, familiares e religiosos. Tornou-se moda e é bonito falar em empatia. Mas o que significa a palavra empatia?
Capacidade de identificar-se com o outro. Colocar-se no lugar do outro, sentir o que ele sente, compreender ou buscar compreender porque ele falou ou agiu de determinado modo. Colocar-se no lugar do outro sem se deixar influenciar por isso.
Pedagogia do Amor
por Lourdes Cominatto
Jesus, o Mestre, foi o maior educador de todos os tempos. Sua Pedagogia era o Amor, transformar homens rudes, fracos e violentos, em almas de luz, base para divulgação dos seus ensinamentos, espalhando-os para toda a humanidade.
Jesus via em cada homem o seu potencial como ser humano, filhos de Deus Criados à sua imagem e semelhança. Educar é transformar o homem, num ser nobre de sentimentos e atitudes, capazes de, pelo exemplo, trazer a mudança necessária para a humanidade.
O Perdão Libertador
por Hiram Vieira Sampaio
Uma das forças mais poderosas que impulsionam o nosso processo de transformação interior e, por consequência, o nosso progresso, é o perdão. Quem perdoa se liberta, alivia seu fardo, torna a vida mais leve e afasta a sua mente do passado.
Analisando detalhadamente a questão, podemos entender que cada pessoa faz suas escolhas e toma suas decisões baseadas em seu universo próprio, constituído pelos seus conhecimentos e vivências pessoais.
A Educação do Espírito
por Fernando Ribeiro Schiavi
A Educação do Espírito é o eixo central da metodologia de educação idealizada por Eurípedes Barsanulfo. É fundamentada na pedagogia do amor, que nos foi apresentada por Jesus na oportunidade de sua encarnação entre nós.
O “Apóstolo da Caridade”, apelido pelo qual carinhosamente ficou conhecido o Professor Eurípedes, viveu na cidade de Sacramento/MG nos anos de 1880 a 1918, tendo desencarnado em razão da Gripe Espanhola.
Estresse
Por Claudia S. Barbosa
Estresse
É a resposta fisiológica do organismo à uma situação inusitada, composta de reações psíquicas e emocionais, que se prolongadas podem levar à um importante desequilíbrio. Entretanto, a energia do estresse é necessária para o enfrentamento dos desafios, o corpo reage como se fosse uma convocação geral para defesa do organismo contra algum agente;
Reencarnações
Por Carlos Alvim
Há alguns que dizem que estamos por volta da nossa milésima reencarnação, outros dizem que já habitamos o corpo material cujo espírito se reveste, muitas vezes mais do que mil reencarnações. Como saber exatamente quantas já nos foi proporcionada? No atual estágio evolutivo que nos encontramos, são muitas questões e poucas respostas assertivas. Vamos fazer essa reflexão juntos.
Entendimento
Por Aloise Gaio
Até então nossa atenção tem estado direcionada a nossa saúde física. O corpo dói, o cansaço é constante, a digestão é difícil.
Procuramos um especialista e junto com a medicação recebemos orientações de mudança de estilo de vida. Nesse momento, somos chamados a refletir sobre o que estamos fazendo que nos intoxica a ponto de desenvolvermos as moléstias.
O carnaval tornou-se uma tragédia do cotidiano
Eu psicografei um livro, faz 25 anos aproximadamente, que se intitula Nas Fronteiras da Loucura e que estuda profundamente o Carnaval no Rio de Janeiro por volta do ano de 1968, quando as entidades venerandas lideradas por Dr. Adolfo Bezerra de Menezes realizam um socorro às vitimas do Carnaval;
As Bênçãos do Trabalho
Muito curiosa a observação que Jesus nos faz em Seu Evangelho, quando informa: – O meu Pai até hoje trabalha, e eu também trabalho.
Soa estranha a afirmação, por parecer que Ele condena o repouso, quando o Velho Testamento se refere que, após criar o mundo, Deus descansou. Nenhuma incoerência, no entanto, nos dois conceitos de aparentes conteúdos divergentes.
Os Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo
A palavra Páscoa tem origem em dois vocábulos hebraicos: um, derivado do verbo pasah, quer dizer “passar por cima” (Êxodo, 23: 14-17), outro, traz raiz etimológica de pessach (ou pasha, do grego) indica apenas “passagem”. Trata-se de uma festa religiosa tradicionalmente celebrada por judeus e por católicos das igrejas romana e ortodoxa, cujo significado é distinto entre esses dois grupos religiosos.